MENU

Franco favorito, Galo vai ao Maranhão encarar o desconhecido IAPE

Franco favorito, Galo vai ao Maranhão encarar o desconhecido IAPE

Atualizado: Quarta-feira, 23 Fevereiro de 2011 as 8:58

O Atlético-MG viajou mais de 2.800 quilômetros para fazer sua estreia na Copa do Brasil. O time do técnico Dorival Júnior encara o IAPE-MA, nesta quarta-feira, às 21h50m (de Brasília), no Estádio Nhozinho Santos, em São Luís. O jogo está sendo aguardado com muita expectativa pela torcida atleticana, afinal, a Copa do Brasil é a grande competição do clube no primeiro semestre deste ano. Para isso, o Galo se reforçou e contratou nada menos que 11 jogadores para tentar o inédito título. O IAPE-MA também está ansioso pelo jogo, que será o primeiro válido por competições nacionais em sua curta história. O clube foi fundado em 2008.

Os jogadores e comissão técnica do Atlético-MG não admitem, em respeito ao IAPE-MA, mas o objetivo do Galo é vencer o jogo por dois ou mais gols de diferença para evitar a partida de volta, em Minas Gerais. O time de São Luís quer exatamente o contrário: disputar o jogo na Arena do Jacaré, em Sete Lagoas, para tentar aprontar uma grande zebra.

O árbitro do jogo será Andrey Silva (PA), que será auxiliado por José Costa e Francisco Gaspar, ambos do Piauí. O GLOBOESPORTE.COM acompanha todos os detalhes do jogo, em Tempo Real e com vídeos exclusivos. A TV Globo Minas transmite a partida para o estado de Minas Gerais.

IAPE-MA: O clube maranhense, fundado em 2007, disputa sua primeira competição nacional, e quer fazer bonito. Conseguir disputar o jogo de volta, em Sete Lagoas, já será comemorado como grande façanha pelo IAPE-MA.

Atlético-MG: O Galo é um dos favoritos à conquista da Copa do Brasil 2011. Foi um dos clubes que mais se reforçou para a temporada com 11 novos jogadores. O time de Dorival Júnior quer vencer o IAPE-MA por, pelo menos, dois gols de diferença, para evitar o jogo de volta, na Arena do Jacaré, em Sete Lagoas. Com isso, o Galo ganharia uma semana de folga e preparação para o restante dos jogos do semestre.

IAPE-MA: O técnico Cabrera deve mandar a campo o mesmo time que venceu o Sampaio Corrêa, por 1 a 0, em amistoso realizado no último domingo, em São Luís. O esquema tático é o 3-5-2. Provável time: Flauberth; Daniel, Carlinhos e Hans Muller; Arcinho, Pires, Curuca, Valbson e Bruno Paiva; Vanvan e Róbson.

Atlético-MG: Dorival Júnior escalou Werley e Réver na zaga, deixando Leonardo Silva no banco. No lugar de Richarlyson, suspenso, entra Jackson, que joga na lateral-direita, já que Serginho assume a posição de Ricky. Provável time: Renan Ribeiro; Jackson, Réver, Werley e Leandro; Zé Luís, Serginho, Renan Oliveira e Ricardinho; Diego Tardelli e Magno Alves.

IAPE-MA: O meia Valbson é o articulador das jogadas de ataque do IAPE. Com passagens por clubes como São Paulo, Fluminense e Sport, o jogador, de 33 anos, ainda tem fôlego para surpreender o Atlético-MG.

Atlético-MG: Diego Tardelli sonha repetir o feito de Obina, que, ano passado, no primeiro jogo da Copa do Brasil, fez cinco gols na vitória de 7 a 0 sobre o Juventus-AC. O artilheiros atleticano começou a temporada com fome de gols, tanto que marcou três no clássico contra o arquirrival Cruzeiro. No atual elenco atleticano, Tardelli é o jogador que mais fez gols pela Copa do Brasil. São seis no total.

Diego Tardelli, atacante do Atlético-MG: 'A gente tem que ter tranquilidade, manter nossa experiência, nossa tradição, pra gente sair com o resultado que a gente quer. Sair com a vaga para ter a semana que vem tranquila. Então é ter muito cuidado, esses adversários são os mais perigosos'.

Dorival Júnior, técnico do Atlético-MG: 'O objetivo é fazer uma grande partida e tentar fazer o melhor resultado possível, sabendo que teremos problemas. Todas as equipes se preparam muito. É uma competição traiçoeira e que sempre proporciona uma ou outra surpresa. Espero que o Atlético-MG não seja a bola da vez. Será fundamental que tenhamos uma postura séria e de respeito ao adversário, tendo a humildade suficiente para marcá-los durante os 90 minutos'.

* O Atlético-MG não precisou jogar a segunda partida da primeira fase nas cinco últimas edições da Copa do Brasil, por ter vencido o primeiro jogo por dois ou mais gols de diferença: Em 2006, ganhou do Hermann Aichnger, por 3 a 0, em Santa Catarina; em 2007, por 3 a 1 do Colo Colo, na Bahia; em 2008, aplicou impiedosos 7 a 0 no Palmas, em Tocantins; em 2009, a vítima foi o Itabaiana, que levou 5 a 0, em Sergipe; em 2010, a vítima foi o Juventus-AC, que apanhou de 7 a 0, com cinco gols de Obina.

* Com 248 gols marcados em 120 jogos, o Galo é a equipe que mais marcou na história da Copa do Brasil, desde a primeira edição disputada, em 1989.

* O Atlético-MG jamais foi eliminado na primeira fase da Copa do Brasil. Nas piores participações, a equipe caiu apenas na segunda fase: Bahia (1999), Goiás (2001) e Santo André (2004).

* O Galo tem um bom desempenho contra equipes do Nordeste pela Copa do Brasil. Em 36 jogos, a equipe venceu 22, empatou cinco e perdeu apenas nove. O Galo ainda sofreu quatro eliminações para times nordestinos: Bahia (1999), Sport (2003), Ceará (2005), Vitória (2009).

IAPE-MA e Atlético-MG vão se enfrentar pela primeira vez na história.        

veja também