MENU

Frank Williams é homenageado em premiação de TV inglesa no domingo

Frank Williams é homenageado em premiação de TV inglesa no domingo

Atualizado: Segunda-feira, 20 Dezembro de 2010 as 2:40

Sir Frank Williams, dono da Williams, foi homenageado com o Prêmio Helen Rollason na escolha dos melhores do esporte da Grã-Bretanha em 2010, organizada pela rede de TV BBC. Aos 68 anos e preso a uma cadeira de rodas desde 1986, quando quebrou o pescoço em um acidente automobilístico, ele tem 16 títulos da Fórmula 1 com seu time, que é o terceiro mais bem sucedido da história da Fórmula 1, atrás só de Ferrari e McLaren. Em 1999, ele recebeu o título de cavaleiro do império britânico pelos serviços prestados ao esporte.

- Foi uma grande jornada, uma que gostaria de fazer de novo se eu fosse mais jovem. Não mudaria nada, a não ser tentar evitar os acidentes. A primeira vitória da equipe em Silverstone, em casa, foi um grande momento. Outro aconteceu em 1980, quando fomos campeões pela primeira vez com Alan Jones, com o carro fantástico de meu sócio Patrick Head - diz Williams.

A Williams venceu sete títulos mundiais de pilotos, nove de construtores e 113 corridas desde a fundação, em 1977. Frank e Patrick Head continuam a administrar a equipe, apesar de terem vendio parte das ações para o empresário austríaco Toto Wolff em 2009. Alan Jones, Keke Rosberg, Nelson Piquet, Nigel Mansell, Alain Prost, Damon Hill e Jacques Villeneuve foram campeões pelo time inglês.

O momento mais difícil da equipe aconteceu em 1994, quando Ayrton Senna, tricampeão da Fórmula 1, sofreu o acidente fatal na curva Tamburello, durante o GP de San Marino. A morte do brasileiro levou a um processo criminal contra Frank, Patrick e Adrian Newey, projetista do carro. Mas todos escaparam de punições após uma longa batalha judicial que durou até 2005.

- Sinto, de verdade, que recebemos uma grande responsabilidade para projetar o carro para Ayrton Senna e o decepcionamos naquele ano.    

veja também