Fred desequilibra, Sobis decide, e Flu derrota o nervoso Ceará

Fred desequilibra, Sobis decide, e Flu derrota o nervoso Ceará

Fonte: Atualizado: sábado, 31 de maio de 2014 às 09:22

Um dia de papéis trocados. Com Sobis artilheiro (dois gols) e Fred desequilibrando no papel de garçom, o Fluminense derrotou de virada um nervoso Ceará, por 2 a 1, na noite deste sábado, no Estádio Presidente Vargas, em Fortaleza, pela 32ª rodada do Campeonato Brasileiro. Em falha do zagueiro Márcio Rosário, que não acertou quase nada na partida, Felipe Azevedo havia aberto o placar para o Vozão.

A derrota na reestreia do técnico Dimas Filgueiras, que assumiu o time pela 40ª vez, manteve o Ceará na zona de rebaixamento da competição nacional, com 32 pontos. Já são seis partidas sem vitória. O resultado positivo, por sua vez, manteve o Tricolor vivo na briga pelo título brasileiro, com 53 pontos, a quatro do líder Vasco, que enfrenta neste domingo o São Paulo, em São Januário. O time do técnico Abel Braga manteve ainda a liderança do segundo turno, com nove vitórias em treze jogos. O Ceará volta a campo no próximo domingo, às 17h (de Brasília), para enfrentar o Avaí, na Ressacada. No mesmo dia, o Fluminense vai a Porto Alegre para encarar o Internacional, às 19h, no Beira-Rio.

Erro de Rosário, Fred de garçom

O jogo era de tudo ou nada. Se o Ceará precisava da vitória para sair da zona de rebaixamento, o Fluminense necessitava dos três pontos para seguir sonhando com o título brasileiro. E o Tricolor até começou se impondo no toque de bola. Logo no primeiro ataque, Rafael Sobis recebeu boa bola de Fred e quase abriu o placar. Mas quem festejou primeiro foi a torcida do Ceará. Márcio Rosário errou a saída de bola e praticamente deu o gol ao time da casa. Felipe Azevedo invadiu a área sem marcação e chutou por baixo do goleiro Diego Cavalieri para incendiar o Estádio Presidente Vargas.     Rafael Sobis e Fred comemoram gol do Fluminense (Foto: Agência Photocâmera)     Um gol de desvantagem nos minutos iniciais da partida e ainda mais em um erro individual era tudo o que Fluminense não contava em um caldeirão como o PV. O placar adverso desestabilizou a equipe carioca, que seguiu dominando a posse de bola, mas continuou errando as saídas e propiciando perigosos contra-ataques do Ceará. Com personalidade, o jovem Elivélton, de apenas 19, que fazia sua estreia como titular, conseguiu consertar duas lambanças e evitar mais bolas na rede de Cavalieri. O desespero era tamanho que o técnico Abel Braga mandou o volante Diguinho para o aquecimento antes dos 15 minutos.

Incentivado por sua torcida, o Ceará aproveitava o nervosismo tricolor. O segundo gol quase saiu após nova bobeada, dessa vez do lateral-esquerdo Carlinhos. Ele recuou a bola nos pés de Felipe Azevedo, que avançou e tocou para Vicente. Atento, Cavalieri dividiu com o adversário e evitou o segundo gol cearense. Até aquela altura, a estratégia do reestreante técnico Dimas Filgueiras parecia dar certo. Com dois atacantes rápidos, Osvaldo e Felipe Azevedo, a equipe da casa infernizava a defesa do Fluminense. O atual campeão brasileiro, no entanto, aos poucos conseguiu colocar a cabeça no lugar. E logo Fred começou a aparecer na partida. Trabalhando como pivô, o camisa 9 tricolor já tinha feito algumas boas jogadas. Até que aos 31 minutos ele deixou Rafael Sobis na cara do gol. O atacante só teve o trabalho de vencer Fernando Henrique e sair para o abraço.

O empate sobre o Ceará teve o mesmo efeito que o erro de Márcio Rosário conseguiu sobre o Fluminense: desestabilizar a equipe. No minuto seguinte, Fred quase decretou a virada após cobrança de escanteio. O artilheiro das Laranjeiras ainda teve outra chance de cabeça antes de colocar o seu lado garçom em prática novamente e deixar Marquinho na cara de FH. Mesmo livre, o apoiador chutou para fora.

Sobis marca outro e resolve. Ceará sofre, Flu sonha

Deco recebe combate de Edmílson: duelo de

ex-atletas do Barça (Foto: Agência Photocâmera)  

A etapa final começou como o resumo da primeira: Ceará nervoso e Fred servindo os companheiros. Logo com um minuto o camisa 9 deixou Rafael Sobis novamente na cara do gol, mas dessa vez Fernando Henrique fez uma bela defesa para salvar o Vozão. Como nos tempos de Laranjeiras, a cada boa intervenção FH vibrava efusivamente.

Contando apenas com os lampejos de Osvaldo e Felipe Azevedo, o time de Dimas Filgueiras pouco criava.  E a pressão tricolor continuava. Em uma boa sequência de chances, Fred acertou uma cabeçada na trave e Deco perdeu uma ótima oportunidade na pequena área. Mais uma defesa de Fernando Henrique. Mais uma comemoração efusiva.

Atrás da vitória para sair da zona do rebaixamento, o Ceará conseguiu colocar a bola no chão e ensaiar uma pressão. Foi quando recebeu o segundo golpe de Rafael Sobis. Em rápida jogada pela esquerda, Carlinhos fez o papel de Fred e deixou o camisa 23 na cara de Fernando Henrique. Dessa vez, nada de defesa ou comemoração com a torcida. O ex-goleiro das Laranjeiras repetiu um erro que costumava dar calafrio nos tricolores: passo para o lado errado e ângulo todo aberto para o atacante chutar: 2 a 1.

Em vantagem no placar, o Fluminense recuou para explorar os contra-ataques. E seguiu sua sina de perder gols fáceis na partida. Na defesa, Márcio Rosário continuava errando quase tudo, mas o Ceará não conseguiu aproveitar. A melhor chance saiu em um chutaço de Eusébio, que passou raspando o ângulo esquerdo de Cavalieri. Sobrava vontade ao Vozão, mas faltava qualidade, o que ficava ainda mais evidenciado pelos constantes erros de passe nas saídas de bola. Antes do fim, Fred ainda quase deixou o seu em bonita cabeçada defendida por FH. No jogo do tudo ou nada, do desespero contra o sonho, melhor para o Tricolor, que segue vivo na luta pelo tetracampeonato.          

Vídeo: Youtube

Este conteúdo foi útil para você?

Sua avaliação é importante para entregarmos a melhor notícia

Siga-nos

Mais do Guiame

O Guiame utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência acordo com a nossa Politica de privacidade e, ao continuar navegando você concorda com essas condições