Fred e Deco são decisivos, Flu vence o Avaí e segue firme no G-5

Fred e Deco são decisivos, Flu vence o Avaí e segue firme no G-5

Fonte: Atualizado: sábado, 31 de maio de 2014 às 09:26

A derrota para o Bahia não passou de um acidente de percurso. Com Fred em noite inspirada e Deco retornando ao time de forma decisiva, o Fluminense fez 3 a 1 no Avaí, nesta quarta-feira, no Engenhão, pela 25ª rodada do Brasileirão, e conquistou a quinta vitória nos últimos seis compromissos. O camisa 9, com dois gols no primeiro tempo, um deles irregular, foi o nome da partida, enquanto Martinuccio definiu a vitória na segunda etapa. William descontou.

Oscilando muito durante a partida, o Fluminense fez 2 a 1 na primeira etapa, mas colocou o triunfo em risco no segundo tempo. Aos 28 minutos, porém, Deco retornou após passar 13 rodadas no departamento médico e foi importante com um lindo passe que iniciou a jogada do gol do desafogo no Engenhão. A vitória mantém o Tricolor no grupo dos classificados para a Libertadores, com 40 pontos, na quinta posição. Sábado, às 18h (de Brasília), o rival será o Atlético-PR, na Arena da Baixada, em Curitiba. Já o Avaí vive situação muito delicada. Com 22 pontos em 25 jogos, os catarinenses estão em penúltimo lugar, com cinco pontos a menos que o Ceará, primeiro time fora do Z-4. O próximo compromisso está marcado para domingo, às 16h, na Ressacada, diante do Grêmio.

Fred e gol irregular garantem vantagem do Flu

A volta de Deco ao time titular ficou apenas na ameaça, já que Abel Braga manteve Lanzini na escalação inicial. E não demorou muito para o argentino mostrar que o treinador estava certo. A mil por hora, o Fluminense partiu com tudo para cima do Avaí desde o minuto inicial e, apostando em jogadas pela esquerda, abriu o placar logo aos cinco minutos.

Na primeira jogada pelo setor, Carlinhos foi derrubado e proporcionou falta perigosa não aproveitada pelos atacantes. No lance seguinte, porém, jogada mortal do quarteto ofensivo. Rafael Sobis, que ganhou a posição de Ciro, descolou lindo passe para Lanzini na linha de fundo. O camisa 11 rolou com açúcar para Marquinho emendar de primeira. Felipe até fez a defesa parcial, mas não o simples toque de Fred no rebote para abrir o placar.

O amplo domínio dava a impressão de que o Flu reencontraria a vitória sem dificuldade, após ser derrotado pelo Bahia. Entretanto, um apagão defensivo permitiu o empate catarinense, aos oito. Ao tentar evitar saída de bola, Mariano deu passe errado e presenteou Lincoln no meio-campo. O armador avançou, encarou Leandro Euzébio e deixou de calcanhar com extrema categoria para William, dentro da área, dominar e deslocar Cavalieri: 1 a 1.

O empate abalou o Fluminense, que passou a dar muitos espaços defensivos e sofreu com a dupla ofensiva do Avaí. Com o tempo, o Tricolor se acalmou e voltou a dominar a partida. Faltava, porém, conseguir furar o bloqueio defensivo do adversário, e as melhores chances surgiram em chutes de longa distância de Sobis e Leandro Euzébio.     Artilheiro da noite, Fred comemora comemora com seus companheiros de time (Foto: Photocâmera)

Com Carlinhos e Mariano pouco efetivos no ataque, a solução era apostar nas tabelas pelo meio. E foi dessa forma que saiu o segundo gol. Em arrancada, Marquinho tabelou com Sobis e tocou com o biquinho da chuteira para Fred. Em posição irregular e desequilibrado, o artilheiro tricolor chutou com categoria no cantinho de Felipe para marcar seu sétimo gol no Brasileirão.

O gol, mais uma vez, despertou o Avaí e desnorteou o Fluminense, que voltou a deixar a dupla de zaga exposta demais, apesar de ter conseguido segurar o empate na descida para o vestiário. Responsável pela superioridade no placar, Fred reclamou dos altos e baixos da equipe.

- Depois dos gols acabamos bobeando e oferecendo os contra-ataques. Precisamos melhorar.

Deco e Martinuccio tiram o Flu do sufoco

Sem alterações, o Flu voltou melhor para o segundo tempo, mas se mostrou displicente no momento das conclusões. Mesmo presente no campo ofensivo, a equipe pouco assustava Felipe e deu oportunidade de o Avaí renascer em cabeçada de Dirceu no travessão após cobrança de escanteio.

Como foi costume durante o jogo, um rápido momento de pressão catarinense desestabilizou o Flu, que passou a ficar acuado. A falta de qualidade individual e a afobação na busca pelo empate, por sua vez, fizeram com que os avaianos desperdiçassem boas oportunidades.

Para dar nova vida ao Tricolor, Abel Braga trocou Lanzini e Rafael Sobis por Deco e Martinuccio aos 28 minutos. E a estratégia surtiu efeito. Aos 35, o luso-brasileiro serviu Mariano na direita para o lateral se redimir do erro no gol adversário e servir Martinuccio no segundo pau. O argentino se esticou todo, escorou para marcar seu primeiro gol em gramados brasileiros e decretou a vitória do Fluminense: 3 a 1. Empolgado, Deco ainda teve tempo para dar show e brindou o torcedor com um lindo lençol sobre Batista no meio-campo. A festa estava completa.                

Este conteúdo foi útil para você?

Sua avaliação é importante para entregarmos a melhor notícia

Siga-nos

Mais do Guiame

O Guiame utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência acordo com a nossa Politica de privacidade e, ao continuar navegando você concorda com essas condições