MENU

África do Sul faz festa de abertura e dá "oi" em 11 dialetos oficiais

África do Sul faz festa de abertura e dá "oi" em 11 dialetos oficiais

Atualizado: Quinta-feira, 10 Junho de 2010 as 11:16

A festa de abertura da Copa do Mundo é nesta quinta-feira (10) às 15h (horário de Brasília, 20h no horário da África do Sul). A cerimônia será no Orlando Stadium, um local no Soweto, bairro que marca a diversidade étnica do país-sede do Mundial. Não é por acaso, que, desde o fim do apartheid (política de segregação racial), há 11 línguas oficiais no país.

Nove delas são faladas pelos negros, que também conhecem ou sabem falar o inglês (vindo a partir da influência britânica) e o africâner (oriundo de uma mistura entre línguas germânicas e dos povos que habitavam a África na época do começo da colonização).

Nas estatísticas, o zulu é o mais falado. Entre todos os sul-africanos, 23% falam esta língua. Logo atrás está o xhosa, falado por 17,6% da população sul-africana. Na época do apartheid, o inglês (8,1%) e o africâner (13,3%) eram as línguas oficiais determinadas pelos brancos.

Com o fim da segregação e ascensão de Nelson Mandela ao poder, os sul-africanos tinham que decidir qual seria a nova língua. Alguns falavam no zulu, mas o próprio novo presidente é de origem xhosa. Assim, criou-se as 11 línguas oficiais para mostrar a pluralidade do país.

Em Johannesburgo e outras cidades grandes (como Cidade do Cabo e Pretória), o inglês é muito usado. É quase impossível alguém não falar. O branco conversa bastante em africâner. Os negros usam suas línguas de origem. Se são de tribos diferentes, a maioria acaba por usar zulu ou xhosa para se comunicar.

Veja abaixo a lista dos 11 idiomas e como dar ''oi'' em cada um deles:

Inglês - Hello

Africâner - Hallo

Ndebele - Lotjha (para uma pessoa apenas), Lotjhani (para um grupo)

Pedi ou Sotho do Norte - Dumêla (para uma pessoa apenas), Dumêlang (para um grupo)

Sotho ou Sotho do Sul - Dumêla (para uma pessoa apenas), Dumêlang (para um grupo)

Swati ou Suazi - Sawubona (para uma pessoa apenas), Sanibonani (para um grupo)

Tsonga - Xewani

Tswana - Dumêla (para uma pessoa apenas), Dumêlang (para um grupo)

Venda - Ndaa (se você for homem), Aa (se você for mulher)

Xhosa - Molo (para uma pessoa apenas), Molweni (para um grupo)

Zulu - Sawubona (para uma pessoa apenas), Sanibonani (para um grupo)

Por Antoine Morel

veja também