Futebol

Futebol

Fonte: Atualizado: sábado, 29 de março de 2014 às 03:32

Juliano Rodrigues

[email protected]

O futebol é um dos esportes mais populares no mundo. Praticado em centenas de países, este esporte desperta tanto interesse em função de sua forma de disputa atraente. Embora não se tenha muita certeza sobre os primórdios do futebol, pesquisadores descobriram vestígios dos jogos de bola em várias culturas antigas. Basta uma bola, equipes de jogadores e as traves, para que, em qualquer espaço, crianças e adultos possam se divertir com o futebol. É um esporte que não precisa de espaço específico para ser praticado, pode ser na rua, na escola, no clube, no campinho do bairro ou até mesmo no quintal de casa. Acredita-se que sua origem surgiu de um jogo denominado “gioco del cálcio”, praticado na Itália Medieval, no qual 27 jogadores de cada equipe deveriam levar a bola até os dois postes que ficavam não dois cantos extremos de uma praça.

Pesquisas revelaram que o gioco del calcio saiu da Itália e chegou a Inglaterra por volta do século XVII. Na Inglaterra, o jogo ganhou regras diferentes e foi organizado e sistematizado. No ano de 1848 estabeleceu-se um único código de regras para o futebol. No ano de 1871 foi criada a figura do guarda-redes (goleiro) que seria o único que poderia colocar as mãos na bola e deveria ficar próximo ao gol para evitar a entrada da bola. No ano de 1904, foi criada a FIFA (Federação Internacional de Futebol Associantion) que organiza até hoje o futebol em todo mundo. Essa entidade organiza todos os grandes campeonatos de seleções inclusive a (copa do mundo) que é disputada de quatro em quatro anos.

Leia também

O futebol vira mania nacional Futebol Surge nas praias um novo esporte, o Beach soccer  

Este conteúdo foi útil para você?

Sua avaliação é importante para entregarmos a melhor notícia

Siga-nos

Mais do Guiame

O Guiame utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência acordo com a nossa Politica de privacidade e, ao continuar navegando você concorda com essas condições