MENU

Gary Goodridge tem doença degenerativa na cabeça diagnosticada

Ex-lutador do UFC de 46 anos sofre com doença degenerativa

Atualizado: Terça-feira, 14 Fevereiro de 2012 as 9:39

Gary Goodridge, ex-lutador de UFC, Pride e K-1, teve diagnosticada uma doença degenerativa chamada encefalopatia traumática crônica. A ETC, como é chamada, é uma lesão cerebral causada por repetidos traumatismos cranianos. Goodridge, nascido em Trinidad e Tobago, tem 46 anos e uma carreira extensa tanto no MMA (23-22) quanto no kickboxing (12-24-2). Lutava desde 1999, mas já não sobe aos ringues desde 2010. E não se arrepende de nada.

- Eu amo o jeito que vivo minha vida, quero dizer que eu gostaria de fazer pequenas mudanças, mas não, eu não tenho arrependimentos. Eu adorava a maneira como minha vida era, eu vivi uma vida boa, e eu estou feliz com o que eu fiz - disse Goodridge ao site "MMAWeekly".

A encefalopatia traumática crônica é comumente encontrada em lutadores de boxe, jogadores de futebol americano, de hóquei no gelo e outros atletas que sofreram repetidas choque traumático na cabeça.
Goodridge, que chegou a lutar mais MMA do que kickboxing, credita as lesões aos combates que fez no K-1, maior evento de trocação do mundo e onde não é permitido luta no solo, nem golpes de estrangulamento ou torção. Ele lançou recentemente sua autobiografia e quer alertar os lutadores sobre os perigos das concussões.

- Você tem as notícias que apenas tem que lidar com isso, viver com ele. Não há tratamento. Há comprimidos para tornar o processo da doença mais lento, mas é inevitável. Eu gostaria de compartilhar com as pessoas, mas eu acho que a maioria das minhas lesões veio do K-1. MMA realmente não era um problema, porque não há quase nenhum golpe na cabeça. Cerca de 90% de meus ferimentos vieram do K-1, onde não há traumatismos cranianos, mais e mais lesões na cabeça e lesões na cabeça.

veja também