gol de Ronaldo, Corinthians bate Cruzeiro

gol de Ronaldo, Corinthians bate Cruzeiro

Fonte: Atualizado: sábado, 31 de maio de 2014 às 10:07

Foi dramático, do jeito que a torcida aprendeu a gostar ao longo de cem anos. Foi também muito polêmico. Com um pênalti duvidoso sobre Ronaldo, que ele mesmo converteu, o Corinthians derrotou o Cruzeiro por 1 a 0, neste sábado, no Pacaembu, e assumiu provisoriamente a liderança do Campeonato Brasileiro. Continua vivo na briga pelo seu quinto título nacional, enquanto a Raposa precisará torcer por uma combinação de resultados nas últimas três rodadas. O gol, aos 42 minutos do segundo tempo, gerou muita revolta entre os cruzeirenses. Gil dividiu pelo alto com Ronaldo, que caiu. O árbitro Sandro Meira Ricci marcou pênalti e foi cercado por jogadores. Expulsou o zagueiro, que já tinha cartão amarelo, e advertiu Fabrício e Gilberto por reclamação. Após a cobrança, foi aplaudido ironicamente pelos jogadores. E expulsou também o técnico Cuca. Fabrício, revoltado com a marcação do pênalti, abandonou a partida e foi substituído por Wallyson.

Polêmica à parte, o Corinthians está de posse da primeira posição, com 63 pontos. Mas ela pode retornar ao Fluminense, que tem 61 e enfrenta o penúltimo colocado Goiás às 17h (de Brasília) deste domingo, no Engenhão. O Cruzeiro soma 60 pontos.

O próximo compromisso do Corinthians será no dia 21 (domingo), contra o Vitória, no Barradão. No mesmo dia, às 19h30m, o Cruzeiro recebe o Vasco, no Parque do Sabiá.

Lance do pênalti entre Ronaldo e Gil na partida de Corinthians e Cruzeiro (Foto: Ricardo Trida / AE)  

Cruzeiro anula principais jogadas do Corinthians

A tão esperada pressão do Corinthians não aconteceu no início da partida. Jogando no 3-5-2, com Gilberto, Jonathan e Thiago Ribeiro bem aberto pelos lados, o Cruzeiro anulou as descidas de Alessandro e Roberto Carlos e fez o adversário sobrecarregar o meio de campo. Bruno César recebeu forte marcação e pouco produziu, deixando Dentinho e Ronaldo isolados no ataque.

Apesar de começar melhor, o Cruzeiro errou bastante na troca de passes no setor ofensivo e quase não ofereceu trabalho a Julio Cesar. A primeira boa chance surgiu dos pés dos paulistas, aos 12 minutos. Com os laterais presos, coube a Elias aparecer de surpresa na área ao receber passe de Dentinho e finalizar para defesa de Fábio.

Logo em seguida, aos 15, o Cruzeiro teve nos pés de Thiago Ribeiro a oportunidade de abrir o placar. Wellington Paulista desviou de cabeça e encontrou o companheiro livre na intermediária. Ele avançou sem marcação, tentou driblar Julio Cesar na área e se jogou pedindo pênalti. Sandro Meira Ricci nada marcou e ainda aplicou cartão amarelo ao camisa 11.

Thiago Ribeiro cai na área após dividir lance com Julio Cesar (Foto: Marcos Ribolli / GLOBOESPORTE.COM) Não foram apenas os laterais do Corinthians a serem anulados pelo Cruzeiro. Incansáveis no meio, Fabrício e Henrique se desdobraram para impedir que Elias e Jucilei trabalhassem. Montillo também apareceu, com ótima movimentação, mas foi prejudicado pela pouca inspiração de Wellington Paulista.

Os paulistas ainda assustaram duas vezes nos minutos finais, em chute de Ronaldo próximo ao travessão, e em jogada de Elias, que driblou Fábio mas perdeu ângulo.

Defesas de Julio Cesar e gol de Ronaldo garantem vitória

O Corinthians voltou para o segundo tempo mais forte no ataque e com uma movimentação maior no meio de campo. Logo aos oito minutos, Bruno César caiu pelo lado direito da área e cruzou. Ronaldo pegou de primeira, mas errou o alvo e mandou à direita de Fábio. Sempre perigoso, o Cruzeiro respondeu imediatamente, aos dez, com Thiago Ribeiro, chutando para fora após belo passe rasteiro de Montillo.

Mesmo com a melhora, o Timão continuou sofrendo no setor ofensivo. Percebendo isso, Tite tentou dar mais mobilidade ao setor trocando Bruno César por Jorge Henrique, para delírio da torcida. A partida ficou ainda mais aberta, com os paulistas tentando pressionar e os mineiros procurando espaços na defesa rival.

Aos 26 minutos, o Cruzeiro por muito pouco não silenciou o Pacaembu. Chicão saiu jogando errado e deu a bola de presente para Henrique. Thiago Ribeiro recebeu lançamento na área, mas, ao tentar driblar, foi desarmado pelo goleiro Julio Cesar. O camisa 1 alvinegro voltou a aparecer aos 33: Fabrício deu belo passe na área para Wellington Paulista, que chutou forte e obrigou Julio Cesar a fazer ótima defesa, espalmando para escanteio.

Nos dez minutos finais, o Corinthians entrou em desespero. Elias e Roberto Carlos viraram atacantes, enquanto Ronaldo se arriscou na armação das jogadas. Até que, aos 41, veio a grande polêmica da partida. Gil dividiu com Ronaldo pelo alto, e o árbitro marcou pênalti. Na cobrança, Fenômeno fez 1 a 0, mantendo vivo o Corinthians no campeonato.    

Este conteúdo foi útil para você?

Sua avaliação é importante para entregarmos a melhor notícia

Siga-nos

Mais do Guiame

O Guiame utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência acordo com a nossa Politica de privacidade e, ao continuar navegando você concorda com essas condições