MENU

Golfe: Faldo Series Grand Final começa nesta terça-feira, na Costa do Sauípe

Golfe: Faldo Series Grand Final começa nesta terça-feira, na Costa do Sauípe

Atualizado: Quarta-feira, 29 Outubro de 2008 as 12

Golfe: Faldo Series Grand Final começa nesta terça-feira, na Costa do Sauípe

Com a presença de 80 atletas de 11 países, começa nesta terça-feira, dia 28, na Costa do Sauípe, a Faldo Series Grand Final, um das mais importantes competições juvenil de golfe do mundo e a maior da categoria já realizada no Brasil. Durante a temporada, aconteceram torneios na Europa, Ásia e um inédito na América do Sul, para selecionar os golfistas da finalíssima, que pela primeira vez saiu do Reino Unido. O próprio Nick Faldo, um dos grandes nomes da história do golfe mundial, vencedor de seis majors, estará presente na Costa do Sauípe, trazendo uma equipe de apoio que ministrará clínicas, palestras e práticas com os jovens de 13 a 21 anos 

As seis vagas da América do Sul foram preenchidas por brasileiros, que venceram a seletiva disputada no Itanhangá Golf Club, em julho, e estão animados na luta pelo título e pala oportunidade de aprendizado. Serão seis categorias, cinco no masculino: até 15 anos, até 16 anos, até 17 anos, até 18 anos, de 18 a 21 anos. No feminino a idade limite é 18 anos. Além do prestígio de vencer a Faldo Seris Grand Final, os campeões geral e no feminino ganharão uma vaga para participar de um torneio profissional do European Tour, com os melhores golfistas no mundo. Os brasileiros apostam na dobradinha entre calor e conhecimento do campo.

 O Brasil terá seis representantes na competição, vencedores da Faldo Series South America Championship, a final sul-americana do circuito, que aconteceu em julho no Itanhangá Golf Club, no Rio de Janeiro.  Giordano Junqueira (SP), Karina Palmberg (SP), Ken Villanger (RJ), Thiago Massini (SP), Rafael Becker (SP) e Uri Bogoslavsky (PR). As disputas acontecerão nas categorias até 15 anos, até 16 anos, até 17 anos e de 18 a 21 no masculino. No feminino, as meninas até 18 anos competem.

O paulista de Ribeirão Preto Giordano Junqueira, tricampeão paulista juvenil, aposta no clima como maior aliado dos brasileiros na disputa contra o batalhão britânico que invadiu a Costa do Sauípe com xx dos 80 golfistas. Além dos países do Reino Unido (Inglaterra, País de Gales, Escócia e Irlanda do Sul) a Bahia está recebendo atletas da Rússia, Espanha, Índia, Islândia, Irlanda, Turquia e Brasil. Nos treinos oficiais, domingo, dia 26, e segunda, dia 27, os jovens treinaram sob o sol, que mostrou sua força. Acostumado com o calor de Ribeirão Preto, Giordano ficou mais confiante após a conquista do título do Aberto da Bahia, há cerca de um mês e meio. Todos os atletas disputam o título tanto no geral quanto na sua categoria específica.

"Tenho tido um bom ano e estou confiante para a competição. Não conhecemos nossos adversários, mas já deu para ver que eles estão sentindo muito o calor. Isso com certeza vai nos ajudar", disse Giordano.

A Golf Corporate Brasil, organizadora do evento que conta com apoio e organização técnica da Confederação Brasileira de Golfe e Federação Baiana de Golfe, incluiu atividades extra-jogos na programação. Na terça, haverá uma exibição de golfe noturno com Nick Faldo, e no dia seguinte, acontece o Nick Faldo Skills Challenge, no qual o campeão demonstrará toda sua habilidade em situações inusitadas que podem ser vividas pelos atletas no campo.

Nick Faldo, ganhador de seis majors (os torneios que compõe o Grand Slam do golfe mundial), chegará ao Brasil no dia 28 e acompanhará a rodada final do campeonato.

"Nos últimos anos, vimos surgir novos talentos da América do Sul. Esperamos que, por meio da Faldo Series, possamos ajudar os jovens atletas da região a apreciar e entender todos os aspectos desse grande jogo", disse Faldo.

Michael Nagy, da Golf Corporate Brasil, está otimista em relação à iniciativa inédita. "Estamos convencidos de que o resultado da Faldo Series será crucial para tornar o golfe mais acessível a mais jovens na América do Sul", diz ele. 

"O Brasil se sente muito honrado em sediar um torneio tão importante, que só tem a acrescentar na formação de nossos jovens golfistas e futuros campeões. A Faldo Series vai ajudar a chamar a atenção para o golfe brasileiro e sul-americano no mundo todo", disse Álvaro Almeida, presidente da Confederação Brasileira de Golfe.

Alexandre Zubaran, presidente do Costa do Sauípe Hotéis e Resorts completa: "Estamos orgulhosos de sermos o palco da Grande Final da Faldo Series. A contribuição que o evento dará à Bahia é exatamente o que viemos buscando: tornar o estado o maior destino de golfe da América do Sul. A realização do evento na Costa do Sauípe vai consolidar o destino, e a Bahia ser a sede da Grande Final deste ano será essencial para o desenvolvimento do golfe aqui e no Brasil todo".

A Faldo Series Grand Final conta com o patrocínio e apoio da Costa do Sauípe, Embratur, Bahiatursa e Golf Walk. A organização é da Golf Corporate Brasil, com apoio e organização técnica da Confederação Brasileira de Golfe e Federação Baiana de Golfe.

veja também