MENU

GP da Austrália traz emoção de volta à F-1

GP da Austrália traz emoção de volta à F-1

Atualizado: Segunda-feira, 29 Março de 2010 as 12

No ano passado, vencer corridas era uma rotina para Jenson Button - tanto que a folga conquistada no início da temporada lhe rendeu o título de campeão. Neste domingo, em Melbourne, o inglês voltou a sentir o sabor da vitória na Fórmula 1. Atento, o piloto da McLaren trocou os pneus na hora certa e contou com uma boa dose de sorte quando Sebastian Vettel perdeu os freios para garantir a vitória no GP da Austrália. O valente Robert Kubica, da Renault, segurou o segundo lugar apesar da pressão dos rivais, e Felipe Massa completou o pódio em terceiro. É o melhor começo de campeonato da carreira do brasileiro. Confira, nos vídeos abaixo, os capítulos mais marcantes da segunda prova de 2010.

1) Largada caótica

Antes da largada, uma chuva leve molhou a pista e obrigou as equipes a usar pneus intermediários. O pole position Vettel manteve a posição, mas passou a ter Massa no seu retrovisor - o brasileiro ganhou três posições. Terceiro do grid, Fernando Alonso patinou, tocou a roda de Button e rodou, produzindo uma cena curiosa: sua Ferrari virada na "contramão", enquanto os outros carros passavam. Veja no vídeo ao lado como foi a largada da corrida.

2) Button e o pulo do gato

Jenson Button, que havia perdido uma posição para o companheiro Lewis Hamilton, foi o primeiro piloto a entrar nos boxes, na sexta volta. Ele colocou pneus macios, para pista seca, e a estratégia acabou se mostrando decisiva para tirar vantagem dos adversários. Os outros pilotos só fizeram o mesmo duas voltas depois, quando Button já tinha se aproveitado da decisão.

3) Vettel abandona a prova

A tática de Button deu certo, mas Sebastian Vettel ainda estava à sua frente. No fim da 26ª volta, a competência do inglês ganhou uma ajuda da sorte. O alemão da RBR teve um problema nos freios e passou reto na curva Ascari. Atolado na caixa de brita, não conseguiu mais voltar. Foi o momento crucial da corrida para Button assumir a ponta e partir rumo à vitória.

4) A batalha Webber x Hamilton

Mark Webber e Lewis Hamilton passaram a corrida se estranhando. Na 16ª volta, o inglês da McLaren tentou dar o bote no australiano, e os dois foram para a caixa de brita. Os pilotos voltaram à pista e protagonizaram o segundo round na 37ª passagem, quando Hamilton foi ultrapassado por Webber e deu o troco. A duas voltas do fim, Hamilton perseguia Fernando Alonso, mas cometeu um erro e foi acertado na traseira por Webber. O campeão de 2008 caiu para sexto, enquanto o piloto da casa foi para nono.

5) Button, Kubica e Massa no pódio

Após uma corrida em que misturou competência e sorte, Button cruzou a linha de chegada em primeiro, com direito a bandeirada do ator John Travolta. Atrás dele veio Robert Kubica, seguido por Felipe Massa. Estava formado o pódio do GP da Austrália.

veja também