Grêmio segura Santos e ainda luta pelo G-4

Grêmio segura Santos e ainda luta pelo G-4

Fonte: Atualizado: sábado, 31 de maio de 2014 às 10:07

O empate em um duelo que interessava muito mais para o Grêmio, que ainda busca uma vaga na Libertadores, pode parecer uma mau resultado para os gaúchos. Mas o ponto conquistado fora de casa deve ser bastante valorizado pelas circustâncias da partida. Mesmo com o atacante Jonas expulso antes do intervalo, os visitantes seguraram a pressão santista e continuam bem colocados na briga pelo G-4. O goleiro Victor ainda defendeu um pênalti de Zé Eduardo, garantindo o bom empate, por 0 a 0, para o Grêmio, na Vila Belmiro, nesta sábado. Já o Santos, que ainda não teve o técnico Adilson Batista no comando, mostrou mais uma vez um futebol ofensivo, mas pecou nas finalizações e acabou frustrando os torcedores.

Com o resultado de igualdade, o Tricolor gaúcho segue na quinta colocação, agora com 54 pontos, apenas dois atrás do Botafogo, o quarto colocado. O time do técnico Renato Gaúcho pode ser ultrapassado neste domingo pelo Atlético-PR, que também irá aos 56 pontos se vencer o Grêmio Prudente. Enquanto isso, o Peixe está na sétima posição com 52 pontos, mas com a vaga na competição sul-americana de 2011 já garantida.

Na próxima rodada, o Santos enfrenta o Goiás, no domingo, no Serra Dourada. Já o Grêmio recebe o Atlético-PR, no sábado, no estádio Olímpico.

Pressão santista e expulsão gremista

Era o Grêmio o maior interessado em um resultado positivo, já que o time gaúcho ainda briga por uma vaga na Libertadores, enquanto o Santos já tem a vaga no torneio sul-americano garantido e está longe da luta pelo título brasileiro. Mas pelo que se viu desde o apito inicial a situação das duas equipes parecia inversa. O Peixe buscou o gol desde o começo. Sem poder contar com Neymar, suspenso, e Arouca, machucado, o técnico Marcelo Martelotte escalou o atacante Keirrison e o volante Rodriguinho.

Com boa movimentação de Keirrison e Zé Eduardo na frente, faltou pontaria para os donos da casa abrirem o placar no primeiro tempo. A primeira grande chance aconteceu em uma cabeçada de Marquinhos, mas o goleiro Victor fez grande defesa. Então, aos 18 minutos a situação gremista ficou ainda pior. Em uma disputa de bola com Adriano, o atacante Jonas, artilheiro do Brasileirão, acertou uma cotovelada no santista e foi expulso.

Com um jogador a menos em campo, restou ao Grêmio se defender da pressão alvinegra. Nem mesmo a habilidade e o esforço de Douglas, o único que tentava levar a equipe à frente, foi suficiente. Se Zé Eduardo estivesse em uma noite mais inspirada, ou o zagueiro Durval tivesse dado mais sorte em uma cabeçada que raspou a trave, o Peixe teria ido para o intervalo com uma vantagem no placar.

Zé Eduardo perde pênalti e empate persiste

 Vendo a superioridade de volume de jogo do Santos, mas também a falta de efetividade, Martelotte tirou o volante Roberto Brum para a entrada do meia Alan Patrick no início da segunda etapa. A partida seguiu praticamente um duelo de ataque contra defesa. A única chance dos visitantes foi após uma subida de Fábio Santos pela esquerda, que André Lima cabeceou para a defesa do goleiro Rafael. Alan Patrick, em um petardo de fora da área, exigiu o esforço de Victor. No entanto, o excesso de erros de passes no meio campo, fruto da também da compacta marcação gaúcha, impediu que o Peixe chegasse com mais frequência à área.

A dificuldade satistas de transformar a superioridade em gol quase foi resolvida quando Rafael Marques derrubou Zé Eduardo na área. Quase foi resolvida. Porque Zé Eduardo cobrou mal o pênalti, confirmando a sua má atuação no jogo, e Victor fez a defesa. Martelotte ainda tentou a última cartada, trocando Keirrison por Marcel, mas o Santos não conseguiu o gol.

Em uma falta de longa distância cobrada por Fábio Rochemback, por pouco o Grêmio não achou um golzinho, mas Rafael evitou. O panorama do jogo seguiu inalterado até o apito final do árbitro, e o 0 a 0 acabou sendo muito mais agradável para o torcedor gremista do que para o santista.

Este conteúdo foi útil para você?

Sua avaliação é importante para entregarmos a melhor notícia

Siga-nos

Mais do Guiame

O Guiame utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência acordo com a nossa Politica de privacidade e, ao continuar navegando você concorda com essas condições