Grêmio supera Santos na Vila Belmiro e quebra tabu

Grêmio supera Santos na Vila Belmiro e quebra tabu

Fonte: Atualizado: sábado, 31 de maio de 2014 às 09:24

De prático, o 1 a 0 na Vila Belmiro não resolveu muito a situação do Grêmio no Campeonato Brasileiro. Mas a vitória magra no solo santista pelo menos serviu para quebrar uma escrita entre as equipes na competição. O placar justinho em um jogo fraco e sob chuva na tarde deste domingo foi a primeira vitória do Tricolor no campo do Peixe no torneio - agora são 21 confrontos no geral, com 13 êxitos para o Alvinegro, seis empates e duas vitórias tricolores (o time bateu o Santos na Vila pela pré-Libertadores de 1999).

De resto, o resultado quer dizer pouca coisa no nacional. Os três pontos levaram o Grêmio para a nona posição, com 42 pontos. O Santos, que já praticamente jogou a toalha no Brasileiro e só sentiu saudades de Neymar, suspenso, na partida, ficou com a 13ª posição, com 38 pontos. E foi vaiado pelo poucos torcedores que estiveram na Vila.

Na próxima quarta-feira, também na Vila Belmiro, o Santos recebe o Botafogo. Já o Grêmio visita o América-MG, no próximo sábado, na Arena do Jacaré. Uma vitória, dependendo dos demais resultados, pode fazer o time sonhar com uma arrancada rumo à vaga na Libertadores.

Grêmio à vontade na Vila

Sem grandes pretensões no campeonato e com o tempo ruim no litoral paulista, Santos e Grêmio fizeram um jogo que atraiu um pequeno público para a Vila Belmiro - apenas 3.477 pessoas pagaram para testemunhar o confronto. E quem foi torcer pelo Peixe ficou confuso com a escalação de um trio de zagueiros e sentiu saudades do serelepe Neymar, suspenso, em campo. Sem Léo, lesionado, Muricy Ramalho optou por colocar Durval pelo lado esquerdo. O problema é que o experiente atleta tinha dificuldades no posicionamento em campo: não sabia se era zagueiro ou lateral-esquerdo.

Com essa deficiência santista, o Grêmio procurava explorar justamente as subidas de Mário Fernandes e os espaços que o meia Douglas conseguia abrir pelo lado esquerdo da defesa santista. E numa das confusões que o time gaúcho conseguiu armar na área alvinegra, Rafael acabou cometendo pênalti em André Lima. Na batida, o goleiro pegou o chute de Douglas, mas não evitou o gol de Escudero no rebote.

Apesar de estar longe do Olímpico, o Grêmio parecia bem à vontade no gramado da Vila Belmiro. Não que tivesse maior posse de bola. Mas quando a tinha nos pés, aproveitava para chegar na cara do goleiro Rafael. Como conseguiu novamente Escudero, que obrigou o santista a fazer uma bela defesa.

A dificuldade santista estava em encontrar um homem que conseguisse ligar o meio-campo ao ataque. Borges, artilheiro do Brasileiro, poucas chances teve na primeira etapa. Alan Kardec até tentava encontrar o camisa 9 santista, mas não foi fácil. Com 1 a 0 no placar, o Grêmio tratava de explorar os contra-ataques, enquanto a sua torcida não parava de cantar, mesmo sob chuva. Aos santistas, restava esperar que tudo aquilo acabasse logo.

Grêmio recua e segura a vantagem na etapa final

Depois que os poucos torcedores que estiveram na Vila presenciaram um pedido de casamento, o Santos resolveu dar um pouco mais de emoção ao público. Aos poucos, o Peixe conseguia avançar mais no ataque. Mas isso não necessariamente representava uma supremacia em campo.

Como no primeiro tempo, Rafael teve de se virar para não levar o segundo gol dos gremistas. Ora André Lima, ora Escudero, o goleiro era testado sob a chuva que só apertava em Santos. A principal diferença para o primeiro tempo, porém, foi que o Tricolor gaúcho ficou boa parte da etapa atrás da linha que divide o campo.

Na tentativa de não deixar os pontos escaparem em casa, Muricy sacou Ibson, que não vinha bem na partida, para a entrada de Tiago Alves. Breitner também entrou na vaga de Renteria para tentar aproximar o meio-campo do ataque. Em vão. Enquanto o Peixe tentava um último suspiro, o Grêmio se retraía ainda mais em campo, aceitando que o 1 a 0 era o suficiente e não se arriscando a ampliar. O placar mínimo era o que o time precisava para quebrar o tabu e garantir uma vitória.

                    Vídeo: Youtube   

Este conteúdo foi útil para você?

Sua avaliação é importante para entregarmos a melhor notícia

Siga-nos

Mais do Guiame

O Guiame utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência acordo com a nossa Politica de privacidade e, ao continuar navegando você concorda com essas condições