Grêmio x Vasco: jogo para definir as pretensões das duas equipes

Grêmio x Vasco: jogo para definir as pretensões das duas equipes

Fonte: Atualizado: sábado, 31 de maio de 2014 às 09:38

Grêmio e Vasco se enfrentam na tarde deste domingo, às 16h (de Brasília), no Olímpico, querendo afastar o marasmo que marcou as primeiras rodadas do Campeonato Brasileiro. Enquanto os cariocas lutam para acabar com o clima pós título da Copa do Brasil, os gaúchos querem deixar a derrota diante do São Paulo para trás e entrar de vez no pelotão de cima da tabela.

Como trunfo, o Vasco conta com o retorno da base que conquistou o título nacional. Jogadores como Felipe, Diego Souza e Alecsandro, que não estiveram presentes nas primeiras rodadas, vão lutar para o time conseguir mais uma vitória fora de casa. Já o Grêmio conta com o apoio da torcida e com um esquema ofensivo armado pelo técnico Renato Gaúcho, que espera aumentar o número de gols marcados no torneio - até o momento foram apenas cinco.

A partida entre Grêmio e Vasco terá transmissão da Rede Globo - com exceção dos estados de São Paulo, Pernambuco e das cidades de Porto Alegre e Juazeiro do Norte -, além do Premiere 4. O GLOBOESPORTE.COM acompanha todos os lances em Tempo Real, com vídeos.

O trio goiano formado pelo árbitro André Luiz de Freitas Castro e pelos auxiliares Fabrício Vilarinho da Silva e Márcio Soares Maciel será responsável pela arbitragem da partida.

Grêmio : Renato Gaúcho pretende se manter entre os dez primeiros colocados até que sejam legalizados os recentes reforços - Gilberto Silva e Miralles. Com 50% de aproveitamento, a equipe precisa vencer em casa para se manter dentro desta faixa de classificação à espera do fortalecimento proporcionado pelas contratações.

Vasco: o Vasco quer voltar a estar entre os líderes do Campeonato Brasileiro e provar de vez que a 'ressaca' pela comemoração da Copa do Brasil já faz parte do passado. Para isso, terá o retorno de seus principais jogadores, ausentes das primeiras rodadas da competição.

Grêmio: a única dúvida estava no meio-campo, onde Willian Magrão e Fernando foram testados na quinta-feira. Mas, na manhã deste sábado, o primeiro participou de atividade técnica voltada aos titulares, praticamente confirmando-se.

Renato Gaúcho deve anunciar, faltando 45 minutos para o início da partida, o Grêmio com Victor; Gabriel, Mário Fernandes, Saimon e Neuton; Fábio Rochemback, Willian Magrão, Lúcio e Douglas; Lins e Júnior Viçosa.

Vasco: o técnico Ricardo Gomes não vai poder contar com Eduardo Costa. O volante segue com dores no joelho direito. Em seu lugar entrará Allan ou Fellipe Bastos. O primeiro foi o que treinou mais entre os titulares durante a semana. Fagner vai receber nova oportunidade na lateral direita. O time deve entrar com:A escalação do time titular teve: Fernando Prass, Fagner, Dedé, Anderson Martins e Ramon; Romulo, Allan, Felipe e Diego Souza; Eder Luis e Alecsandro.

Grêmio: recuperam-se de lesões André Lima, Rodolfo, Bruno Collaço, Leandro e Adilson. Gilberto Silva e Miralles ainda não podem estrear. Marquinhos e Rafael Marques cumprem suspensão.

Vasc o: Eduardo Costa, com dores no joelho esquerdo, vai ficar fora da partida. Douglas está em recuperação física e também não fica à disposição. Cesinha e Nilton seguem no departamento médico.

Grêmio: Fábio Rochemback e Fernando já têm dois cartões amarelos.

Vasco: no time da Colina, somente os reservas Diego Rosa e Jumar estão pendurados.

Mário Fernandes (Grêmio): depois de se destacar improvisado na lateral direita, Mário Fernandes ganha nova oportunidade na zaga, tão reivindicada pelo jovem jogador. Ao lado de Saimon, ele formará dupla defensiva em substituição ao suspenso Rafael Marques.

Allan (Vasco): destaque nos últimos jogos jogando improvisado na lateral direita, Allan vai ganhar nova oportunidade de jogar como volante, sua posição de origem. Contra o Figueirense, ele já havia recebido esta chance, mas não foi bem. Agora ele pode provar que está readaptado ao que sempre fez.

Renato Gaúcho (técnico do Grêmio): "Uma vez eu falei com o Fluminense que íamos brincar no Campeonato Brasileiro, e fui mal interpretado. Falei isso para nossos jogadores. Naquela época não relaxamos, perdemos seis ou sete jogadores titulares, e o time sentiu lá na frente. O Vasco ganhou um título importante, e agora estão com mais confiança, com muito crédito. Isso faz com que eles errem menos".   Ricardo Gomes (técnico do Vasco): "Os pontos conquistados até agora foram importantes. Valem muito. Poderíamos ter mais dois, é verdade (empate com o Figueirense). Mas o campeonato não começa agora, já começou. Os jogadores que tiveram descanso agora têm que fazer valer a condição de titulares e conquistar o maior número de pontos."

*Depois de 20 jogos sem perder, o Vasco conquistou a Copa do Brasil mas não conseguiu  vitórias em suas últimas três partidas, perdendo duas vezes para o Coritiba (1 a 5 e 2 a 3) e empatando com o Figueirense (1 a 1).

* Este ano, o Grêmio disputou 17 jogos no Olímpico, com 11 vitórias, dois empates e quatro derrotas,  para Cruzeiro (0 a 2) e Internacional (2 a 3) no Campeonato Gaúcho, Universidad Católica (1 a 2) na Libertadores e Corinthians no Brasileiro (1 a 2). O time marcou 41 gols e sofreu 19.

* Na era dos pontos corridos, iniciada em 2003, Vasco e Grêmio se enfrentaram 12 vezes pelo Campeonato Brasileiro e apenas duas partidas terminaram com vitória do visitante, ambas conseguidas pelo Vasco, que venceu por 2 a 1 em Porto Alegre, em 2004 e 2006.

*Quem venceu mais? Confira o histórico do confronto na Futpédia.

Vasco e Grêmio se enfrentaram pela última vez há oito meses, em São Januário, no dia 9 de outubro, pela 29ª rodada do Campeonato Brasileiro do ano passado. A partida, que teve seis gols, terminou empatada em 3 a 3. Eder Luis, Cesinha e Fellipe Bastos marcaram para o time da Colina, enquanto Jonas (duas vezes) e Gabriel fizeram os gols da equipe tricolor.          

Este conteúdo foi útil para você?

Sua avaliação é importante para entregarmos a melhor notícia

Siga-nos

Mais do Guiame

O Guiame utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência acordo com a nossa Politica de privacidade e, ao continuar navegando você concorda com essas condições