Grosjean tem melhor tempo do dia; B. Senna bate Maldonado

Grosjean tem melhor tempo do dia; B. Senna bate Maldonado

Fonte: Atualizado: sábado, 31 de maio de 2014 às 09:15

Jean-Éric Vergne liderava a sexta-feira de testes em Barcelona, na Espanha, até quando restavam três minutos para o fim da sessão. Foi então que o francês Romain Grosjean, da Lotus, foi muito rápido e marcou o melhor tempo com 1min22s614, batendo o compatriota da Toro Rosso por 0s512.

Grosjean, assim, torna-se o primeiro piloto desde o início da pré-temporada a liderar duas jornadas de testes (consecutivas ou não). Nesta quinta-feira, na abertura da semana de trabalhos no circuito catalão, ele havia marcado 1min23s528.

Utilizando pneus macios, segundo informa o site da revista britânica Autosport, o francês tirou Vergne da liderança às 17h27 locais (13h27 de Brasília), três minutos antes do término do dia. Geralmente os treinos se encerram às 13h (de Brasília), mas desta vez o fim foi prorrogado em 30 minutos devido à névoa que pairava sobre a pista e atrasou o início das atividades.

Contando o primeiro programa de testes em Barcelona e o outro realizado em Jerez de la Frontera - ambos em fevereiro -, as escuderias já tiveram dez dias para trabalhar. A pré-temporada se encerra no próximo domingo, também na Catalunha, e então haverá uma pausa até 16 de março, quando começam os treinos livres para o Grande Prêmio da Austrália, o primeiro do Mundial de 2012.

Vergne, que era o líder desta manhã, fez seu melhor giro com pneus macios e não conseguiu mais completar nenhuma volta após o almoço, ocorrido entre as 9h e as 10h (de Brasília). O representante da Toro Rosso teve um problema no motor e à tarde apenas trabalhou repetições de pit stops junto à escuderia.

Ao final, o novato completou apenas 31 voltas, o menor número entre os 11 pilotos que foram à pista. O alemão Nico Hulkenberg, com 33, também pouco trabalhou a bordo da Force India, não voltando mais à pista após ter problemas logo depois do almoço. Ele fechou sua participação na sétima posição.

Quarto colocado, o espanhol Fernando Alonso não baixou o tempo que havia feito na parte matutina da sessão com pneus duros. Na sequência, ele se dedicou a simulações de corridas com compostos médios e macios - fez 125 giros no total, recorde entre os participantes da jornada.

O piloto da Ferrari foi superado à tarde pelo alemão Sebastian Vettel, da Red Bull. Na quinta posição apareceu o finlandês Heikki Kovalainen, cuja Caterham foi equipada com pneus supermacios, e na sequência veio o japonês Kamui Kobayashi, que passou boa parte do período da tarde sem trabalhar devido a um problema hidráulico.

Bruno Senna supera companheiro de Williams

Depois de ir à pista com a Williams na quinta-feira e nesta manhã, o venezuelano Pastor Maldonado cedeu vaga a Bruno Senna à tarde. O brasileiro, ao final, teve 1min24s925 como seu melhor tempo, contra 1min25s801 do parceiro.

Os pilotos da Williams fecharam o pelotão do dia, ocupando as décima e 11ª posições. Bruno completou 48 voltas, 28 a mais que Maldonado. A disputa entre os companheiros, no entanto, não é perfeita porque as circunstâncias da pista podiam estar diferentes; além disso, não se sabe qual o acerto e quanto combustível levava o carro do brasileiro na comparação com o do venezuelano.

Também trabalharam nesta sexta o alemão Michael Schumacher, oitavo colocado a bordo da Mercedes, e o inglês Lewis Hamilton, nono com a McLaren.

Neste sábado Bruno Senna voltará à pista, sendo acompanhado pelo também brasileiro Felipe Massa, da Ferrari. Alonso retomará o volante no domingo; nesse dia, o sobrinho de Ayrton Senna também treina durante metade da sessão, revezando-se com Maldonado.

Confira os tempos dos testes nesta manhã em Barcelona:

1. Romain Grosjean (FRA/Lotus) - 1min22s614 (123 voltas) 
2. Jean-Éric Vergne (FRA/Toro Rosso) - 1min23s126 (31) 
3. Sebastian Vettel (ALE/Red Bull) - 1min23s361 (85) 
4. Fernando Alonso (ESP/Ferrari) - 1min23s447 (124) 
5. Heikki Kovalainen (FIN/Caterham) - 1min23s828 (104) 
6. Kamui Kobayashi (JAP/Sauber) - 1min23s836 (77) 
7. Nico Hulkenberg (ALE/Force India) - 1min23s893 (33) 
8. Michael Schumacher (ALE/Mercedes) - 1min23s978 (78) 
9. Lewis Hamilton (ING/McLaren) - 1min24s111 (65) 
10. Bruno Senna (BRA/Williams) - 1min24s925 (48) 
11. Pastor Maldonado (VEN/Williams) - 1min25s801 (20) 

Este conteúdo foi útil para você?

Sua avaliação é importante para entregarmos a melhor notícia

Siga-nos

Mais do Guiame

O Guiame utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência acordo com a nossa Politica de privacidade e, ao continuar navegando você concorda com essas condições