Handebol: O esporte que surgiu durante a 1ª Guerra

Handebol: O esporte que surgiu durante a 1ª Guerra

Fonte: Atualizado: sábado, 29 de março de 2014 às 03:32

Juliano Andrade

[email protected]

A bola é um dos instrumentos desportivos mais antigos do mundo e vem cativando o homem há milênios. Com o Handebol não foi diferente, o handebol é uma espécie de futebol só que jogado com as mãos.

O esporte, foi introduzido na última década do século passado, na Alemanha, com a o nome de “Raftball”. Quem  levou este jogo  para o campo, em 1912, foi o um alemão chamado Hirschmann.

 O período da primeira Grande Guerra (1915 – 1918) foi decisivo para o desenvolvimento do jogo, pois o mesmo era praticado nas fábricas por operários. As primeiras regras oficiais foram  alemãs e com isso o jogo tornou-se oficial.

Com o fim da guerra o jogo ganhou o mundo propiciando  a inclusão do handebol no programa olímpico. Isso aconteceu nas olimpíadas de Berlim de 1936 tendo a seleção da Alemanha como a primeira campeã olímpica na categoria.

 Um time de handebol é constituído de sete jogadores, seis jogam e um deles é o goleiro. A bola deve estar sempre em movimento, os atletas não podem deslocar-se com a bola presa em suas mãos e o gol é marcado da mesma maneira que no futebol a única diferença é que no futebol chutamos a bola e no hand   lançamos a bola com as mãos. O jogo é bastante dinâmico e seus atletas devem ser ágeis e troncudos pelo fato do constante contato entre as equipes.

Agora que você já sabe sobre o handebol, pratique!

  Leia também

Handebol: O esporte que surgiu durante a 1ª Guerra O handebol chega ao Brasil  

Este conteúdo foi útil para você?

Sua avaliação é importante para entregarmos a melhor notícia

Siga-nos

Mais do Guiame

O Guiame utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência acordo com a nossa Politica de privacidade e, ao continuar navegando você concorda com essas condições