Ignaczak e Serginho: melhores líberos da Liga em quadra

Ignaczak e Serginho: melhores líberos da Liga em quadra

Fonte: Atualizado: sábado, 31 de maio de 2014 às 09:36

Ignaczak e Serginho: melhores líberos da Liga até o

momento (Editoria de Arte / GLOBOESPORTE.COM)

  As dores nas costas foram tão grandes no ano passado que Serginho cogitou abandonar a seleção brasileira. Convencido por Bernardinho e pelos companheiros a continuar no grupo pelo menos até os Jogos Olímpicos de Londres, o líbero de 35 anos tem mostrado na Liga Mundial 2011 que mantém o alto nível de atuações. Quarta e quinta-feira, nos confrontos contra a Polônia no encerramento da fase de grupos, o jogador terá, do outro lado da quadra, um rival à altura em sua função.

Krzysztof Ignaczak, líbero da equipe de Andrea Anastasi, aparece nas estatísticas da Federação Internacional de Vôlei (FIVB) como melhor líbero e melhor defensor, seguido de perto por Serginho. Entre defesas e passes perfeitos, o brasileiro leva a melhor em números absolutos: 240 contra 229. Mas, a média de sucessos por set do europeu é levemente superior: 6.94 contra 6.86.

Ignaczak tem números mais favoráveis nas defesas mas, no passe, é apenas o 13º mais eficiente. Apesar de deixar o adversário para trás no quesito, Serginho permanece na segunda colocação, desta vez atrás de um companheiro. Com 69.67% de aproveitamento nas 211 vezes em que foi acionado, Murilo encabeça a lista dos melhores na tarefa.

Murilo se estica pelo passe perfeito: ponteiro tem quase 70% de aproveitamento (Foto: Reuters)

  Se na recepção o caçula da família Endres tem desempenho impressionante, ofensivamente ainda está bem atrás dos maiores pontuadores do torneio. Eleito o melhor jogador da competição e do mundo em 2010, o ponteiro tem exatos 100 pontos até o momento, 85 deles de ataque.  O finlandês Mikko Oivanen, com 199 pontos, é quem mais marcou até agora. O polonês Bartosz Kurek, de 22 anos, é o segundo maior pontuador da Liga, com 170 bolas no chão.

Já classificados para a fase final da disputa, Brasil e Polônia cumprem tabela e encerram suas participações do Grupo A nesta quarta e quinta-feira, às 15h30m. O SporTV transmite todos os lances, ao vivo, direto de Katowice.            

Este conteúdo foi útil para você?

Sua avaliação é importante para entregarmos a melhor notícia

Siga-nos

Mais do Guiame

O Guiame utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência acordo com a nossa Politica de privacidade e, ao continuar navegando você concorda com essas condições