Imprensa italiana resume a eliminação na Copa do Mundo: 'vergonha'

Imprensa italiana resume a eliminação na Copa do Mundo: 'vergonha'

Fonte: Atualizado: sábado, 29 de março de 2014 às 03:23

A imprensa da Itália dá grande destaque ao 'Mundial da vergonha' e responsabiliza o treinador Marcello Lippi pelo 'desastre' da campanha da Squadra Azzurra na Copa do Mundo da África do Sul, após a derrota por 3 a 2 para a Eslováquia e a eliminação ainda na primeira fase.

A palavra 'vergonha' é a mais utilizada nas capas dos jornais que chegam nesta sexta-feira às ruas do país. A imprensa afirma que a eliminação é uma das páginas mais tristes da história do futebol tetracampeão do Mundo.

O 'Corriere dello Sport', por exemplo, traz 'Vergonha!' em letras enormes como sua manchete. Em suas páginas interiores, o diário esportivo destaca a opinião da maioria dos italianos: "Lippi, a culpa é só sua".

Derrota Itália jornais (Foto: Reprodução)  

Desde a Copa de 1974 a Itália não ficava fora de uma Copa do Mundo ainda na primeira fase. Desta vez, porém, a situação é ainda pior, já que a Azzurra nunca tinha saído de um Mundial sem vencer nenhum jogo.

- É a página mais horrível e humilhante de nossa seleção - afirma uma coluna assinada por Alessandro Vocalelli e publicada na capa do próprio "Corrierre dello Sport".

- Tudo negro! A pior Itália da história está fora -, é o que destaca a capa do "La Gazzetta dello Sport", o jornal esportivo mais lido do país, que acrescenta em suas páginas internas: "Itália para chorar".

Desde o início da Copa, como lembra a imprensa italiana, os torcedores questionaram as decisões do treinador, que não convocou jogadores como Antonio Cassano (Sampdoria) e Marco Ballotelli (Inter de Milão), ou outras opções para o ataque.

Para a "Gazzetta dello Sport", Lippi é culpado por ter ficado "muito unido a seus homens de confiança" e não ter feito testes com jogadores como Cassano e Balotelli.

Derrota Itália jornais (Foto: Reprodução)  

- O Mundial da vergonha. A Itália volta para casa -, destaca o jornal generalista "La Stampa" que afirma que a campanha foi o "Fracasso de Lippi", e a "página mais negra do futebol italiano".

As palavras do volante Gennaro Gattuso, que disse que o time italiano passou de "campeões do mundo" a "cavalheiros da vergonha", foram publicadas em vários veículos.

O jornal romano "Il Messaggero" fala que o time foi eliminado "sem honra". A publicação dedica um grande espaço à amargura, raiva e tristeza dos italianos que acompanharam a partida perante telões instalados em vários pontos importantes do país.

Para o jornal "La Repubblica" a Copa se resume em "vergonha e lágrimas" para os italianos, e a eliminação é a "Waterloo azzurra".

Por Agências de notícias Roma

Este conteúdo foi útil para você?

Sua avaliação é importante para entregarmos a melhor notícia

Siga-nos

Mais do Guiame

O Guiame utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência acordo com a nossa Politica de privacidade e, ao continuar navegando você concorda com essas condições