Inter precisa de aproveitamento de campeão para ir à Libertadores

Inter precisa de aproveitamento de campeão para ir à Libertadores

Fonte: Atualizado: sábado, 31 de maio de 2014 às 09:25

Elenco de Dorival precisa melhorar aproveitamento

(Foto: Alexandre Alliatti / Globoesporte.com)

  O Inter precisa fazer campanha de campeão nas 11 rodadas finais para disputar uma vaga na Libertadores. Tomando como base o aproveitamento do atual quinto colocado, o Fluminense, o Colorado precisa somar 22 dos próximos 33 pontos para entrar na batalha por um lugar no G-5. É o equivalente a 66% de rendimento – ganhar um jogo e empatar outro a cada duas disputas.

O Fluminense tem 54,3% de aproveitamento (o mesmo vale para o Flamengo, sexto colocado). Se mantiver a média, fechará o Brasileirão com 62 pontos, arredondando para cima. Vem daí a necessidade de o Inter, com 40, fazer mais 22 pontos.

Não é uma matemática simples. O primeiro turno foi o exemplo. Na mesma sequência de 11 jogos que terá agora, o Inter somou apenas 12 pontos. Ou seja, precisa quase dobrar o rendimento na comparação com a primeira metade do campeonato.

Título muito distante

Se a vaga na Libertadores está distante, o título está quase impossível. Fazendo com o Vasco o mesmo raciocínio feito com o Fluminense, o percentual do momento, de 61,7%, leva o líder a uma projeção de 70 pontos. Assim, o Inter teria que fazer 30 pontos nos 33 restantes. De 11 jogos, teria que vencer dez.

O curioso é que o Inter enfrentará todos os concorrentes que estão à frente dele na reta final do Brasileirão. Os 11 jogos englobam as seis equipes mais bem classificadas: Vasco, Corinthians e Fluminense em casa, São Paulo, Botafogo e Flamengo fora. É uma sequência que indica dificuldades, mas que, ao mesmo tempo, pode render uma recuperação na tabela.

A luta por nova aproximação ao G-5 começa no domingo. O time colorado recebe o Vasco no Beira-Rio. Se vencer, pode fechar a rodada novamente a um ponto da zona de classificação para a Libertadores.          

Este conteúdo foi útil para você?

Sua avaliação é importante para entregarmos a melhor notícia

Siga-nos

Mais do Guiame

O Guiame utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência acordo com a nossa Politica de privacidade e, ao continuar navegando você concorda com essas condições