MENU

Joel conquista seu sétimo carioca e fica a um do recordista Flávio Costa

Joel conquista seu sétimo carioca e fica a um do recordista Flávio Costa

Atualizado: Terça-feira, 20 Abril de 2010 as 12

Há pouco mais de uma semana, Joel Santana foi condecorado pela Câmara de Vereadores do Rio de Janeiro, já que sua trajetória na cidade é motivo suficiente para colocá-lo no patamar de cidadão carioca honorário. O sétimo título, conquistado nesse domingo com a vitória do Botafogo sobre o Flamengo, deixou-o perto de igualar o recorde de Flávio Costa, treinador que mais vezes venceu o Estadual do Rio - foram oito.

Mas cidadão honorário, na opinião de Joel, é pouco. Ele quer o título de Rei do Rio e reivindica ter oito títulos cariocas, somando o de 1987, quando deixou a campanha do Vasco no fim e foi substituído por Sebastião Lazaroni.  

- Conquistei oito títulos, preciso de mais o quê? Pode escrever que o Rei do Rio está aqui - afirmou, com bom humor, em frente à medalha de campeão, que estava amarrada ao pedestal do microfone na sala de entrevistas do Maracanã.

Consagrado como um dos maiores vencedores do Rio de Janeiro, Joel Santana se destaca por ter levantado a taça em todos os grandes clubes da cidade: Vasco (1992 e 1993), Fluminense (1995), Flamengo (1996 e 2008) e Botafogo (1997 e 2010). Flávio Costa, por sua vez, foi campeão apenas por Flamengo e Vasco (veja quadro abaixo).

Esta também foi a terceira vez que Joel Santana conquistou um título estadual por antecipação, repetindo os feitos de 1992 e 1996, quando Vasco e Flamengo, respectivamente, conquistaram Taça Guanabara e Taça Rio. O treinador também levou os dois turnos em 1997, pelo Botafogo, mas no regulamento daquele ano havia a obrigatoriedade de uma finalíssima.

Joel ainda aumentou a diferença no rol dos maiores vencedores da Taça Rio. Campeão do torneio pela sexta vez, ele agora está mais longe de Cuca e Sebastião Lazaroni, com três conquistas cada.

Por: Gustavo Rotstein

veja também