MENU

José Renato Sobral expõe fotografias de montahismo no Cine Odeon (RJ)

José Renato Sobral expõe fotografias de montahismo no Cine Odeon (RJ)

Atualizado: Quinta-feira, 16 Outubro de 2008 as 12

José Renato Sobral expõe fotografias de montahismo no Cine Odeon (RJ)

O Cinema Odeon BR (Cinelândia - RJ) vai abrigar, entre os dias 22 e 25 de outubro, a esperada exposição "Os anos dourados do montanhismo". O autor das fotografias é Renato José Sobral Pinto, que aos 80 anos reúne um vasto acervo com mais de cinco mil imagens em preto e branco, contando a história do esporte no Brasil.

A exposição é composta de imagens de escaladas emblemáticas - Agulha do Diabo, Chaminé Galotti -, dos maiores nomes da escalada dos anos 50 e 60, e de curiosas técnicas de conquista dos primórdios da escalada tupiniquim - cordas amarradas na cintura, botas "cardadas", grampos "pés-de-galinha", sandálias com solado de corda, fixação de cabos de aço, etc. As fotografias de Renato estarão no hall do Cine Odeon e a exposição é aberta ao público.

"É um fato único no montanhismo brasileiro e talvez no mundo", comenta Márcio Bortolusso, curador da exposição com Fernanda Lupo.

"Os anos dourados do montanhismo brasileiro" fazem parte da 8ª Mostra Internacional de Filmes de Montanha (MIFM), que também conta com o lançamento dos livros "Espírito Livre" e "Decolando para a Felicidade" em sua programação fora das telas.

Serviço:

Os Anos Dourados do Montanhismo Brasileiro

Data: 22 a 25/10/08

Local: Odeon BR

Endereço: Praça Cinelândia, Centro - Rio de Janeiro

Entrada: gratuita

Leia também:

Mostra Internacional exibe filmes montanhismo

veja também