Jovem judoca do Amapá, sonha em ajudar a família vencendo no esporte

Fonte: Globoesporte.comAtualizado: sexta-feira, 22 de agosto de 2014 às 14:05
Guilherme da Luz (à direita) foi bronze no Campeonato Brasileiro Sub-15
Guilherme da Luz (à direita) foi bronze no Campeonato Brasileiro Sub-15

(Foto: Jonhwene Silva/GE-AP)Com apenas um ano praticando judô, o amapaense Guilherme da Luz, de 14 anos, já tem um currículo extenso para a idade, com cinco medalhas de ouro e uma de bronze em seis competições disputadas. Em 2014, foi o vencedor da etapa dos Jogos Escolares e ficou com o bronze no Campeonato Brasileiro Sub-15, que aconteceu em Macapá. 

Agora, o judoca se prepara para a etapa nacional dos Jogos Escolares, no dia 3 de setembro, em Brasília (DF). É mais um passo para o atleta, que sonha um dia viver do esporte e ajudar financeiramente a família.

- Quando estou em período de competições, não gosto de perder nenhum treino, mas às vezes fico cansado para ir á escola e acabo perdendo aulas. Estou tentado adequar os meus horários - disse Guilherme.

A última competição que disputou foi o Campeonato Brasileiro  Sub-15 de Judô realizado no início de agosto, em Macapá. No torneio, Guilherme ficou entre os três amapaenses que conquistaram medalhas de bronze. A falta de material quase faz com que o judoca deixasse de participar do evento nacional.

- A competição exigia que eu tivesse dois quimonos, só que não tenho condições de comprar. Uma semana antes do evento, meu sensei Pedrão Gomez e familiares se juntaram para me dar as roupas e a chance de continuar competindo - relatou Guilherme.

A mãe, principal incentivadora do judoca, se diz fã número um do filho. Ela conta sobre o esforço do amapaense em cada competição mesmo sem patrocínio e sente-se emocionada e orgulhosa pelos feitos do filho.

- Ele entende que não temos muitas condições para comprar os materiais necessários para o judô, mas mesmo assim continua treinando e competindo, isso me deixa muito orgulhosa, pela força de vontade que ele tem - disse Eliete Monteiro.

Antes de entrar para o mundo do judô, Guilherme praticou caratê por um ano, mas em 2013 se encantou com o judô.

- Eu gostava do caratê, mas sabia que estava faltava alguma coisa. Conheci o esporte por curiosidade, quando passei na frente de uma academia que fica perto de casa e acabei me interessando. Tenho o sonho de ajudar minha mãe financeiramente através do judô - disse Guilherme.

O atleta amapaense se diz admirador dos judocas da seleção brasileira, Tiago Camilo e Rafael Silva, cujo reconhecimento motivam Guilherme a sonhar em um dia ser campeão internacional e ajudar a família através do esporte.

- Acompanho muito o judô brasileiro, em qualquer competição que participa, sempre tem algum atleta que traz para casa uma medalha. Isso me inspira a querer conquistar o que eles estão conquistando, além de ajudar a minha família, que é a minha verdadeira medalha de ouro - finalizou.

E a primeira chance de Guilherme pode chegar já em setembro, se conseguir bom resultado na etapa nacional dos Jogos Escolares, que iniciam dia 3, em Brasília (DF).




Este conteúdo foi útil para você?

Sua avaliação é importante para entregarmos a melhor notícia

Siga-nos

Mais do Guiame

O Guiame utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência acordo com a nossa Politica de privacidade e, ao continuar navegando você concorda com essas condições