Judô: Santistas vencem Seletivas em São Paulo

Judô: Santistas vencem Seletivas em São Paulo

Fonte: Atualizado: sábado, 31 de maio de 2014 às 09:57

Os santistas Felipe César Camilo de Oliveira, na meio-médio, e Leandro Gonçalves, o "Jacaré", na pesado, foram os primeiros colocados nas suas respectivas categorias na primeira Seletiva para a formação da Seleção Brasileira de Judô, realizada neste domingo, dia 30/1, no Ginásio do Esporte Clube Pinheiros, em São Paulo. Com o resultado, os dois atletas, que integram o Projeto Judô em Ação, desenvolvido pela Associação de Judô Rogério Sampaio, com os patrocínios da Telefônica e da Iharabrás, garantiram presença na segunda e decisiva Seletiva, que definirá os judocas que farão parte da equipe brasileira permanente e disputarão torneios internacionais que distribuem pontos para o ranking da Federação Internacional de Judô (FIJ). As vagas para os Jogos Olímpicos de Londres 2012 serão definidas com base nesse ranking.

Com uma performance impressionante, Felipe Camilo tornou-se o grande destaque da competição ao vencer suas três lutas por ippon. No primeiro combate, o judoca santista venceu o paulista Bruno Ferreira, por ippon, logo no primeiro minuto. Em seguida, Felipe superou o atleta olímpico Eduardo Santos e Rodrigo Luna, ambos do Rio  Grande do Sul. A luta contra Luna durou exatos 50 segundos. "Eu vim aqui para isso, para vencer de maneira incontestável, e tudo saiu melhor do que o planejado", disse o judoca da AJ Rogério Sampaio. "Estava meio engasgado com uma série de situações que ocorreram no ano passado e, por isso, vibrei tanto ao derrotar o Luna".

Vitória nova categoria

Integrante da Seleção Brasileira em 2010, na meio-pesado, Leandro Gonçalves, o "Jacaré", está a caminho de conquistar uma vaga na equipe de 2011, agora, na categoria pesado. Mesmo tendo perdido a primeira luta, por ippon, para o carioca João Gabriel Schilltler, "Jacaré" consegui a classificação para a segunda Seletiva ao superar o mineiro Gabriel Santos, também por ippon. "Foi uma disputa difícil, não consegui acertar na luta com o João Gabriel Schillter e acabei perdendo por ippon. Mas, como eu já tinha lutado com o Gabriel Santos, tracei uma estratégia para vencê-lo e deu certo. Agora é me preparar ainda mais para a segunda Seletiva para não cometer os mesmos erros que eu cometi nessa", planeja o judoca da AJ Rogério Sampaio.

O meio-médio Danilo de Almeida Gonçalves e o peso pesado Daniel Plácido de Sousa não conseguiram se classificar entre os dois melhores em suas categorias, na Seletiva deste domingo (30/1), e perderam a chance de brigar por uma vaga na Seleção Sênior.

A segunda Seletiva acontecerá, em Salvador, no dia 25 de março. Caso Felipe Camilo e Leandro Gonçalves conquistem a vaga, o Projeto Judô em Ação contará com seis atletas na Seleção Brasileira de Judô. Bruno Mendonça, Maria Suellen Altheman, Mariana Santos Silva e Andressa Fernandes são os outros pupilos do campeão olímpico Rogério Sampaio na Seleção.

O Projeto Judô em Ação é desenvolvido pela Associação de Judô Rogério Sampaio com os patrocínios da Telefônica e da Iharabrás, e o apoio do Santos Futebol Clube, graças a convênio entre o Governo Federal, por intermédio do Ministério do Esporte, e a AJRS, autorizado pela Lei de Incentivo ao Esporte.

Por: Myrian Rosário

Este conteúdo foi útil para você?

Sua avaliação é importante para entregarmos a melhor notícia

Siga-nos

Mais do Guiame

O Guiame utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência acordo com a nossa Politica de privacidade e, ao continuar navegando você concorda com essas condições