Juliana e Larissa viram no tie-break e são campeãs mundiais em Roma

Juliana e Larissa viram no tie-break e são campeãs mundiais em Roma

Fonte: Atualizado: sábado, 31 de maio de 2014 às 09:38

Por SporTV.com Roma

  Em uma final épica, as brasileiras Juliana e Larissa venceram as americanas Walsh e May por 2 sets a 1 (21/17, 13/21 e 16/14), conquistando o Campeonato Mundial de Vôlei de Praia, em Roma. A dupla dos Estados Unidos chegou a estar vencendo por quatro pontos de diferença no tie-break e um match point.

A partida começou com a duas duplas trocando pontos. Explorando o fundo da quadra e o bloqueio de Walsh, de 1,88m de altura, as americanas abriram 6 a 4. Sacando em cima de May, as brasileiras conseguiram igualar em 7 a 7 e, logo depois, viraram para 9 a 7.  Sentindo o bom momento, Juliana/Larissa cresceram no jogo, chegando a 13 a 8 e 16 a 10.

Com seis pontos de desvantagem, as americanas reagiram, chegando a 16 a 15, mas a dupla do Brasil voltou a ditar o ritmo, fazendo 19 a 16. Com uma cortada de Juliana, as brasileiras conseguiram fazer 20 a 17, conquistando o set point. Na jogada seguinte, Larissa bloqueou o ataque de Wall e decretou o fim do primeiro set: 21 a 17 para Juliana/Larissa.

A dupla do Brasil começou melhor no segundo set. Com poucos minutos, as americanas já perdiam por 4 a 2. Forçando as jogadas em cima de May, Juliana/Larissa chegaram a 6 a 4, mas, em uma recuperação surpreendente, a dupla dos EUA igualou o placar em 6 a 6 e virou para 10 a 7, em uma cortada para fora de Juliana. 

Juliana sobe para bloquear ataque da americana Walsh, de 1,88m de altura (Foto: divulgação / FIVB)   Depois de uma parada técnica, May/Walsh voltou melhor ainda para quadra, chegando a fazer 15 a 8, maior vantagem até então na partida. Foi a senha para as brasileiras se perderem de vez no set, que foi fechado em 21 a 13 para as americanas.

No tie-braek, as americanas tomaram a iniciativa. Mais confiantes, abriram 2 a 0 e depois 6 a 3. Nervosas em quadra, Juliana/Larissa passaram a errar ataques e até recepções, deixando o time dos EUA abrir 9 a 5, em uma cortada diagonal de May. Quando as brasileiras pareciam entregues, Juliana passou a acertar os ataques, diminuindo para 10 a 9.

As americanas seguiram na frente, mas, com muita raça, as brasileiras empataram em 13 a 13 e, posteriormente, a 14 a 14, o que levou a partida ao desempate. No primeiro rali, Juliana bloqueou um ataque das americanas fazendo o primeiro match point para o Brasil. Na jogada seguinte, novamente um bloqueio de Juliana fez o Brasil pontuar a subir no lugar mais alto do pódio: 16 a 14 e festa brasileira em Roma.

- Entramos no primeiro set com confiança, mas o jogo foi difícil, só que nós não desacreditamos em nenhum minuto. Falei para a Juliana o tempo todo que o bloqueio dela ia entrar e foi o que aconteceu. São oito anos de parceria, contusões - afirmou Larissa, logo depois da partida.

Juliana também comentou o jogo. Muito emocionada, ela reconheceu que não foi bem no segundo set, quando as americanas venceram por 21 a 13.

- Não viemos de bons resultados em Xangai e Pequim. Cheguei em Roma no último domingo e disse que queria treinar nessa quadra (quadra central do Foro Itálico). Vi a quadra e disse que estaria aqui na semana seguinte para disputar a final. No segundo set, me perdi, mas, no final, fiz dois bloqueios, os meus únicos no jogo, que foram decisivos - destacou a jogadora.

O técnico da dupla, Reis Castro também fez sua análise da conquista: 

- São dois grandes times e ambos poderiam ganhar o título. Fizemos um trabalho motivacional com elas antes das partidas, o que pode ter sido um diferencial nessa final - comentou Reis Castro.

Na disputa do terceiro lugar, as chinesas Xue e Zhang Xi venceram Klapalova e Hajeckova, da República Tcheca por 2 sets a 0 (21/14 e 21/12) e ficaram com o bronze do Campeonato Mundial.

Este conteúdo foi útil para você?

Sua avaliação é importante para entregarmos a melhor notícia

Siga-nos

Mais do Guiame

O Guiame utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência acordo com a nossa Politica de privacidade e, ao continuar navegando você concorda com essas condições