Jungle Beach ABC Surf 08 finaliza Circuito e Super Campeão leva uma passagem para o Peru

Jungle Beach ABC Surf 08 finaliza Circuito e Super Campeão leva uma passagem para o Peru

Fonte: Atualizado: sábado, 29 de março de 2014 às 03:31

Jungle Beach ABC Surf 08 finaliza Circuito e Super Campeão leva uma passagem para o Peru

O último domingo, dia 30 de novembro, a praia do Tombo, Guarujá (SP), recebeu mais uma etapa do Jungle Beach ABC Surf 08. O encerramento do Circuito contou com fortes emoções e representou muito bem a vida daqueles que moram no Grande ABC. Logo pela manhã, as condições do mar não eram as melhores e por pouco, o evento não foi transferido. Mas o bom senso dos organizadores, dos shapers Ricardo Teixeira e Ricardo Allmada, mais atletas, optaram em realizar a etapa.

Apesar das ondas estarem em torno de meio metro de altura, a ondulação permaneceu constante, melhorando no decorrer do dia ensolarado e com praia cheia. Aqueles que estavam preparados para serem os melhores do ABC não decepcionaram. Das quatro categorias em jogo, dois títulos permaneceram nas mãos dos últimos campeões. A primeira decisão foi entre as meninas e Gabriela Rodrigues confirmou o favoritismo, superando Roberta Costa, que também liderava o ranking.

Residente em São Bernardo do Campo, Gabriela conquistou os últimos circuitos nos anos de 2004 e 2005. Hoje, aos 21 anos e mãe do "surfistinha" Kauã, ela é uma das maiores incentivadoras do surf feminino no Grande ABC. Presente em todas as etapas, a mãezona comemorou. "Estou muito feliz. Na última conquista, meu filho ainda estava na barriga e agora posso abraçá-lo e dedicar essa vitória a ele. Espero que as meninas continuem vindo e já apareceram garotas novas. A tendência é aumentar".

Depois do Feminino, a turma da Master caiu na água. A disputa do título entre surfistas de 35 anos em diante ficou por conta de Clóvis Magalhães, campeão paulistano em 2005, e Oswaldo Domingues, estreante na categoria, ambos empatados no ranking na primeira colocação e moradores de Santo André. A experiência do veterano de 38 anos não deu chances e Clóvis levou a melhor, deixando o concorrente em segundo. "Foi difícil para todo mundo com ondas pequenas, mas foi legal, valeu o show e o campeonato é sempre alto astral".

Na seqüência, os longboarders mostraram habilidades em cima de seus pranchões. Nas ondas, Rodmilson Scheurer, de São Bernardo do Campo, não queria perder a oportunidade de levantar mais um caneco. Para isto, ele precisava ficar na frente de Daniel Jacques, que dividia a liderança do ranking. E foi isso que aconteceu. Schuerer terminou na segunda colocação e Jacques, de Diadema, ficou em terceiro.

Assim como Gabriela Rodrigues, Rodmilson venceu os dois últimos circuitos e pôde comemorar mais um. "Este ano foi muito bom para mim. O Dadá está de parabéns em trazer o circuito de volta. São pessoas de atitude que conseguem realizar um campeonato legal para a galera do ABC". Para ele, o surf na região está com força total. "O longboard no ABC está nota 10. O Glebson foi campeão do SP Trials e o pessoal está sempre presente nos pódios em vários campeonatos".

Já na etapa, a vitória ficou com Glebson Siqueira, que estava na terceira colocação no ranking. Apesar de ter ficado de fora da briga pelo título, ele saiu satisfeito da praia. "Uma vitória é sempre bem-vinda, ainda mais na final do circuito, encerrando o ano", afirmou o ex-judoca profissional, morador de Santo André.

A categoria Open finalizou as disputas pelos títulos. Oswaldo Domingues era o líder e depois de ter perdido a chance de comemorar na Master, ele não queria repetir o resultado. Ricardo Gimenes, de São Bernardo do Campo e vice-líder, estava na briga e uma combinação de resultados definiria o título. Para ele só a vitória serviria e Domingues tinha que ficar em terceiro. Mas não foi isso que aconteceu. Oswaldo terminou na frente, deixando seu oponente em quarto.

"Como o Clóvis foi muito bem na Master, eu não podia deixar escapar essa. E graças a Deus consegui ficar em terceiro ganhando do Ricardo", disse satisfeito com o campeonato. "O circuito está de parabéns, deu uma força a mais para a galera do ABC. Só as ondas que hoje não ajudaram muito, mas a galera toda estava presente neste dia ensolarado". A vitória da etapa foi para Diadema. Daniel Jacques assumiu a primeira colocação após surfar a quarta onda e arrancar 7,27 pontos.

"Veio aquela direita que abriu e eu consegui acertar as manobras", comemorou o surfista que também foi campeão na primeira etapa na categoria Longboard e terceiro colocado nesta. "Foi bem cansativo porque eu sai da longboard e fui direto para a final da pranchinha. Graças a Deus, acabou dando tudo certo". Clóvis Magalhães também fez mais um pódio ficando em segundo. Outro feito do atleta foi levar a premiação da Melhor Onda ao marcar a maior nota do evento (7,83) na quinta bateria da primeira fase.

Super Campeão

Após definir os melhores do ano, a atração ficou por conta da disputa do Super Campeão. A bateria especial valia uma passagem para o Peru, oferecida pelas fábricas de pranchas Allmada e Australlian Grand. Cada atleta teve 10 minutos para pegar as ondas sozinhos no mar e quem fizesse a maior pontuação, levaria o título.

Gabriela Rodrigues foi a primeira, mas não teve o mesmo desempenho da bateria anterior. Na seqüência, Rodmilson Scheurer encontrou algumas ondas e saiu do mar somando 6,74 pontos. Clóvis Magalhães superou o longboarder nos minutos finais totalizando 8 pontos. A última chance ficou com Oswaldo Domingues. Ele começou com 4,27 e precisava de outra onda que passasse os 8 pontos do Clóvis. Somando 4,60, o atleta fechou a conta em 8,87, comemorando muito o titulo.

"Estou super feliz. Hoje foi bastante difícil devido às ondas e ainda mais competindo em duas categorias. Mas saio daqui bastante realizado e com uma viagem para o Peru, que ainda não conheço", comemorou o Super Campeão. A viagem será em parceria com a Associação de Surf da Grande São Paulo. Oswaldo irá se juntar aos campeões do Circuito Local Motion SP Contest 08 e passarão uma semana surfando as ondas peruanas.

O Circuito Jungle Beach ABC Surf 08 contou com o patrocínio da rede de lojas Jungle Beach Surf and Street, homologado pela Federação Paulista de Surf. Recebeu apoio das empresas: Reef, Mormaii, Vibe, OkDok, Goofy, Superbanks, Allmada Surfboards, Australlian Grand Surfboards, BHS, Denis Surf, DPR, Waves.Terra, Fama Assessoria e Prefeitura do Guarujá. Realização e organização: Associação de Surf da Grande São Paulo, Associação de Surf do Guarujá, Federação Paulista de Surf, Event Tools Promoções e Eventos Ltda e Cultural B.

Resultados da terceira etapa:

Open ABC

1 - Daniel Jacques - Diadema

2 - Clóvis Magalhães - Santo André

3 - Oswaldo Domingues - Santo André

4 - Ricardo Gimenes - São Bernardo do Campo

Longboard ABC

1 - Glebson Siqueira - Santo André

2 - Rodmilson Scheurer - São Bernardo do Campo

3 - Daniel Jacques - Diadema

4 - Sergio Marino - São Bernardo do Campo

Feminino ABC

1 - Gabriela Rodrigues - São Bernardo do Campo

2 - Roberta Costa - São Bernardo do Campo

3 - Renata Muzakami - Santo André

4 - Simone Galvão - São Bernardo do Campo

Master ABC

1 - Clóvis Magalhães - Santo André

2 - Oswaldo Domingues - Santo André

3 - Eduardo Domingues - Santo André

4 - Marcelo Moreno - Santo André

Melhor Onda - Clóvis Magalhães (7,83)

Este conteúdo foi útil para você?

Sua avaliação é importante para entregarmos a melhor notícia

Siga-nos

Mais do Guiame

O Guiame utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência acordo com a nossa Politica de privacidade e, ao continuar navegando você concorda com essas condições