Kobayashi faz melhor tempo da semana e lidera último dia na Espanha

Kobayashi faz melhor tempo da semana

Fonte: Atualizado: sábado, 31 de maio de 2014 às 09:15

A semana de testes da pré-temporada da Fórmula 1 em Barcelona chegou ao fim com Kamui Kobayashi com o piloto mais rápido. O tempo de 1min22s312, marcado ainda pela manhã, fez do japonês o melhor corredor da sexta-feira. O representante da Sauber seguiu 0s249 à frente do venezuelano Pastor Maldonado, da Williams.

Tanto Kobayashi quanto Maldonado obtiveram suas melhores marcas com pneus supermacios ou macios. O tempo do japonês ainda foi o mais rápido de todas as atividades no circuito espanhol, que começaram na última terça-feira. Antes era justamente o venezuelano quem ocupava esse posto - tinha feito 1min22s391 na quinta.

À tarde, os pilotos se focaram em longas distâncias e não melhoraram seus tempos assim como Jenson Button, que era o terceiro colocado até as 13h locais (10h de Brasília), quando ocorreu a pausa para o almoço. O inglês da McLaren, cujo melhor tempo veio com pneus médios, chegou a utilizar macios na segunda parte da sessão, mas preferiu fazer simulações de corridas: completou uma sequência de 13 voltas com esses compostos em duas ocasiões.

O primeiro corredor que baixou sua marca depois do almoço foi o escocês Paul di Resta, que cravou 1min23s119 para superar Button e chegar ao terceiro lugar. Nesse momento, a Force India estava equipada com supermacios.

Di Resta foi o responsável pela primeira das três bandeiras vermelhas da jornada. Pela manhã, o piloto errou na curva nove e parou na caixa de brita; à tarde, tanto Button quanto Kobayashi ficaram sem combustível na pista.

Quinto colocado nesta sexta, o brasileiro Felipe Massa também se dedicou a longas distâncias no pós-almoço, de acordo com o que informou a Ferrari no Twitter. A equipe ressaltou ainda que pela primeira vez o novo modelo F2012 pôde completar mais de 100 voltas em um dia de teste: foram 102 no total.

O número de Massa é respeitável, mas baixo comparado ao de Nico Rosberg, que fez 139 a bordo da nova Mercedes, lançada oficialmente na última terça-feira. Apenas Kobayashi, com 145, cumpriu mais giros que o alemão, que ocupou o oitavo lugar e foi superado pelo australiano Mark Webber, da Red Bull, e pelo francês Jean-Éric Vergne, da Toro Rosso.
Rosberg marcou 1min23s843 para ficar cerca de 1s5 atrás do japonês. Essa foi a menor diferença entre os oito mais rápidos em todos os dias de trabalhos realizados em Barcelona - antes a distância havia sido sempre superior a 2s.

Depois de ter sofrido com um problema hidráulico em sua Caterham, o finlandês Heikki Kovalainen treinou normalmente à tarde e conseguiu o nono melhor tempo. Ele terminou o dia com 70 voltas - apenas 16 feitas pela manhã.

As atividades da jornada contaram com apenas nove pilotos devido à ausência do francês Charles Pic. Por problemas na suspensão do veículo, ele não conseguiu ir à pista em nenhum momento. Via Twitter, a Marussia classificou a situação como uma "real pena", mas ressaltou que os três dias anteriores haviam sido positivos, com 1.577 km percorridos. A equipe russa é a única que não trabalhou na Espanha com o modelo de 2012 - utilizou o do ano passado, quando o nome do time ainda era Virgin.
 

 

Confira os tempos dos testes de Barcelona nesta sexta-feira:
1. Kamui Kobayashi (JAP/Sauber): 1min22s312 (145 voltas) 
2. Pastor Maldonado (VEN/Williams): 1min22s561 (134) 
3. Paul di Resta (ESC/Force India): 1min23s119 (101) 
4. Jenson Button (ING/McLaren): 1min23s200 (115) 
5. Felipe Massa (BRA/Ferrari): 1min23s563 (103) 
6. Mark Webber (AUS/Red Bull): 1min23s774s (85) 
7. Jean-Éric Vergne (FRA/Toro Rosso): 1min23s792 (92)
8. Nico Rosberg (ALE/Mercedes): 1min23s843 (139) 
9. Heikki Kovalainen (FIN/Caterham): 1min26s968 (70)
10. Charles Pic (FRA/Marussia): sem tempo (problemas na suspensão)

Este conteúdo foi útil para você?

Sua avaliação é importante para entregarmos a melhor notícia

Siga-nos

Mais do Guiame

O Guiame utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência acordo com a nossa Politica de privacidade e, ao continuar navegando você concorda com essas condições