MENU

Lançamento do livro "Espírito Livre", sobre o alpinista Vitor Negrete, abre 8ª Mostra Internacional de Filmes de Montanha

Lançamento do livro "Espírito Livre", sobre o alpinista Vitor Negrete, abre 8ª Mostra Internacional de Filmes de Montanha

Atualizado: Sexta-feira, 10 Outubro de 2008 as 12

Lançamento do livro "Espírito Livre", sobre o alpinista Vitor Negrete, abre 8ª Mostra Internacional de Filmes de Montanha

Uma cerimônia mais do que especial vai marcar a abertura da 8ª Mostra Internacional de Filmes de Montanha (MIFM), que acontece de 22 a 25 de outubro, no Cinema Odeon BR (Cinelândia - RJ). Marina Soler, viúva do alpinista Vitor Negrete, lança o livro "Espírito Livre", que conta a vida de Vitor, um dos maiores nomes do montanhismo brasileiro, morto aos 38 anos, em 2006, após chegar ao cume do Monte Everest pela face sul sem auxílio de oxigênio suplementar.

Por ser uma grande confraternização de várias tribos dos esportes de aventura, a Mostra figura como o momento ideal para o lançamento da obra, que surgiu a partir de depoimentos gravados por Vitor contando as suas aventuras e pela convivência de um casamento de três anos.

"Quis mostrar como era o Vitor no dia-a-dia, e como ele encarava suas aventuras, as expedições, como ele reagia diante das mais diversas situações", diz Marina.

Vitor Negrete vivia intensamente e adorava situações e lugares extremos. Ele foi o único a ter coragem de aceitar o convite de Rodrigo Raineri, seu parceiro de escaladas por cerca de 15 anos, para desafiar o Monte Aconcágua (6.962 metros de altitude) pela Face Sul, uma das escaladas técnicas mais difíceis do mundo. Chegou ao topo do mundo (Monte Everest, 8.850 metros de altitude) por duas vezes.  Na segunda, sucumbiu depois de ter feito a escalada sem oxigênio suplementar. Seu corpo continua lá, como havia solicitado, a 8.300 metros de altitude, no Acampamento 3 da Face Norte (Tibet) da montanha.

O lançamento de "Espírito Livre" abre oficialmente a 8ª Mostra Internacional de Filmes de Montanha, que reúne a Mostra Competitiva - dezesseis filmes disputando o Troféu Corcovado em cinco categorias -, a Mostra Banff, com o melhor da produção audiovisual de montanhismo de todo o mundo; e a exposição fotográfica do montanhista Renato José Sobral Pinto, que aos 80 anos reúne um vasto acervo com mais de 5 mil imagens em preto e branco, contando a história do esporte no Brasil.

Serviço

Lançamento do Livro "Espírito Livre"

Data:   22/10/08

Local:  Cinema Odeon BR

Endereço: Praça Cinelândia, Centro - Rio de Janeiro

Hora: 18h

Obra: "Espírito Livre"

Autora: Marina Soler

Editora: Rocky Mountain

Páginas: 168

Preço: R$ 34,90

Mostral internacional exibe filmes de montanhismo

veja também