Líder em queda, Fluminense perde para o Guarani de virada

Líder em queda, Fluminense perde para o Guarani de virada

Fonte: Atualizado: sábado, 31 de maio de 2014 às 10:14

Aquele que era a sensação do Campeonato Brasileiro terminou de forma frustrante a sua participação no primeiro turno. Após dois empates em casa (contra São Paulo e Palmeiras), o Fluminense perdeu por 2 a 1 para o Guarani, de virada, neste domingo, em Campinas e viu crescer a ameaça da perda do título simbólico da primeira metade da competição. Agora, a diferença para o segundo colocado Corinthians é de um ponto (38 a 37), e a equipe paulista, que tem um jogo a menos, vai definir o turno enfrentando o Vasco apenas no dia 13 de outubro (assista aos melhores momentos no vídeo ao lado).   Além disso, o Guarani reforçou sua superioridade diante do Tricolor no Brinco de Ouro, onde não perde para este adversário desde 1980, ou 16 partidas (11 vitórias e cinco empates). As duas equipes inciam o segundo turno entrando em campo na próxima quarta-feira. O Fluminense recebe o Ceará no Engenhão, e o Guarani, que é o nono colocado, vai ao Serra Dourada enfrentar o lanterna Goiás.

O Guarani começou disposto a fazer valer o mando de campo e foi para cima do Fluminense logo que a partida começou. Mas não mostrava competência, errando muitas conclusões. Além disso, se descuidava na defesa.

Após um erro ofensivo do Guarani, o Fluminense partiu em velocidade pelo lado direito, pegando a defesa adversária aberta. Mariano cruzou pelo alto na cabeça de Washington, que ajeitou para o meio da área. Emerson aparececeu para completar e marcar seu oitavo gol no Campeonato Brasileiro. Eram 12 minutos do primeiro tempo e o Fluminense, com o resultado, garantia o simbólico título do primeiro turno.

Aos poucos o Guarani equilibrou a partida e foi beneficiado quando, aos 29 minutos, Emerson saiu de campo sentindo dores na coxa esquerda. Sem o seu artilheiro, substituído por Rodriguinho, o Tricolor perdeu força ofensiva e passou a ser pressionado pelo Bugre, que empatou aos 33 minutos. Em sua especialidade, o veterano Baiano cobrou falta e fez 1 a 1. Embora a bola não tenha entrado no canto, Fernando Henrique sequer pulou para tentar a defesa.

Com Mazola levando perigo pelo lado esquerdo e aplicando dribles em Mariano e Valencia, o Guarani se empolgou e começou a buscar a virada, mas deixou espaços. Assim, o Fluminense quase marcou seu segundo gol pouco antes do intervalo, depois que o goleiro Emerson rebateu mal uma bola de Julio Cesar. Rodriguinho ficou com a sobra e chutou, mas Ailson tirou em cima da linha.

Barreira do Flu abre, e Guarani chega à virada em gol de falta

O segundo tempo começou em ritmo mais lento. O Fluminense tinha Conca apagado, devido à força da marcação sofrida e, assim, não conseguia articular jogadas de ataque. Do outro lado, os jogadores do Guarani brigavam com a bola, sem conseguir dar sequência às oportunidades criadas.

O time de Campinas teve boa chance aos 21 minutos: Ricardo Xavier recebeu lançamento, conseguiu ganhar de André Luis e driblar Gum. Quando ficou frente a frente com Fernando Henrique, concluiu mal, e o goleiro tricolor fez a defesa.

Foi num lance teoricamente de menor risco que o Fluminense sofreu a virada, novamente na bola parada. Aos 31 minutos, Fabão cobrou falta de longe e sem muita força. Mas a bola passou no meio da barreira, entre Gum e Washington, e prejudicou Fernando Henrique, que não alcançou a bola (assista ao gol no vídeo ao lado).

O Fluminense ainda perdeu uma chance de empatar. Conca, que vinha sendo o principal jogador do time nas primeiras rodadas do Brasileiro, perdeu um gol incrível. Após receber cruzamento rasteiro, aos 41 minutos, o argentino chutou por cima do travessão.

fonte: Globo Esporte

Postado por: Juliana Melo

Este conteúdo foi útil para você?

Sua avaliação é importante para entregarmos a melhor notícia

Siga-nos

Mais do Guiame

O Guiame utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência acordo com a nossa Politica de privacidade e, ao continuar navegando você concorda com essas condições