MENU

Lista da Copa: será que vai ter figurinha nova no álbum de Dunga?

Lista da Copa: será que vai ter figurinha nova no álbum de Dunga?

Atualizado: Terça-feira, 11 Maio de 2010 as 8:19

No title O álbum está quase completo. Julio César, Robinho, Lúcio e Kaká, por exemplo, já estão com as fotos coladas na página da seleção brasileira. Com um bolo de opções na mão, Dunga vai revelar nesta terça-feira as últimas peças que faltam para fechar o grupo de 23 jogadores da Copa do Mundo. Haverá surpresas? Ronaldinho Gaúcho, Paulo Henrique Ganso e Neymar contam com apelo popular e correm por fora. E Adriano? Será que a má fase do Imperador abalou a confiança do capitão do tetra? E a lateral esquerda? As respostas serão dadas no Hotel Windsor, na Barra da Tijuca (Rio de Janeiro), às 13h (de Brasília), quando as figurinhas serão carimbadas.

Desde que assumiu o comando após a saída de Carlos Alberto Parreira em 2006, Dunga mantém o discurso da coerência em suas convocações. Ao todo, chamou 89 atletas até hoje. Apesar de críticas, confia em alguns jogadores e faz questão de deixar claro que prestigiará aqueles que nunca rejeitaram um chamado seu.

- Eu acho que não existe surpresa porque é todo um trabalho de três anos e meio, cada um aproveitou as suas oportunidades e como é que vai ter surpresa? Quem entende de futebol, quem acompanha futebol, sabe que não existe surpresa - disse o treinador em 15 de abril, durante evento em uma escola de Porto Alegre.

Na última segunda, durante o lançamento do novo ônibus da seleção na sede da CBF, o treinador fugiu do assunto ao ser questionado por jornalistas sobre a lista:

- Vocês precisam esperar amanhã (terça).

Pelas normas da Fifa, Dunga tem que apresentar 30 nomes nesta terça. Porém, o técnico dará a lista com apenas os 23 que começarão os treinamentos no dia 21 em Curitiba . Os jogadores serão apresentados em um telão e provavelmente o capitão do tetra não vai ler a relação, aparecendo apenas para a entrevista coletiva em seguida.

Mais tarde, a CBF vai revelar quem são os outros sete. No dia 1º de junho, a federação tem que enviar à Fifa a relação final de 23 atletas (escolhidos entre os 30 iniciais). Depois, ainda poderá haver trocas: até 24 horas antes da estreia, um jogador machucado poderá ser cortado para a entrada de outro, sem a obrigação de este ter sido colocado entre os 30. A seleção treina até o dia 26 no CT do Atlético-PR e depois embarca para a África do Sul, onde ficará concentrada em Joanesburgo. O time estreia em 15 de junho contra a Coreia do Norte, depois pega a Costa do Marfim em 20 de junho e encerra a participação no Grupo G contra Portugal cinco dias depois.

Ronaldinho e Ganso mais cotados que Neymar

Dunga deixou claro nos últimos meses que tem uma base pronta do time titular: Julio César, Maicon, Juan, Lúcio, Felipe Melo, Gilberto Silva, Elano, Kaká, Robinho e Luis Fabiano. A lateral esquerda é a principal dúvida e não há grandes pistas sobre quem irá para a posição.

A preocupação em torno da fase recente de Kaká e Adriano gerou dúvidas também no meio-campo e ataque. Enquanto Paulo Henrique Ganso brilha no Santos e Ronaldinho Gaúcho cresceu de produção com a camisa do Milan, Kaká sofreu com lesões e pouco atuou nos últimos seis meses. Já o Imperador apareceu mais em fofocas fora de campo do que com gols dentro dele e viu Neymar virar adulto no Peixe.

- Eu levaria Neymar e Ganso, mas acho muito difícil o Dunga fazer isso. As únicas novidades que devem acontecer é ele levar o Ganso ou o Ronaldinho Gaúcho. Fora isso, eu não acredito que terá nenhuma novidade, não. O time já está montado - analisou o comentarista Caio Ribeiro.

Homem de confiança de Dunga, Doni não tem ficado nem no banco do Roma e concorre com Victor e Gomes, que vivem boa fase no Grêmio e no Tottenham, para a reserva de Julio César. Maicon e Daniel Alves são unanimidades na lateral direita, mas a esquerda está sem dono. Michel Bastos? Marcelo? André Santos? Gilberto? Só no telão do Windsor.

- Se eu falar que não estou ansioso, estaria mentindo. Mesmo não tendo sido convocado para as últimas partidas, a esperança continua. Tento não ficar pensando nisso o dia inteiro para não perder o foco das coisas importantes – afirmou Marcelo, do Real Madrid.

No meio-campo, nomes sempre lembrados por Dunga - como Josué, Julio Baptista, Ramires e Kleberson – sofrem com a sombra de outros que já foram testados, mas que andaram esquecidos recentemente, como Lucas e Ronaldinho Gaúcho, e da “zebra”, ou melhor, Ganso.

- Mostrei todo o meu futebol. Até sair a lista, vou acreditar. Venho mostrando um belo futebol, uma visão de jogo aprimorada, mas acho que ainda posso melhorar a cada jogo – disse o santista.

- Acho que o que eu poderia ter feito para ser convocado, foi feito. Dunga observou bem os campeonatos e os jogadores que convocou ao longo desses quase quatro anos e saberá escolher o grupo, tenho certeza. Agora só me resta torcer e ficar na expectativa de ser lembrado por ele novamente - completou Lucas, do Liverpool.

No ataque, Robinho, Nilmar e Luis Fabiano são intocáveis. Adriano tenta vencer na reta final a concorrência de Neymar, Hulk, Diego Tardelli e Grafite.

- Neymar é mais difícil, pela posição, pois Dunga já tem Nilmar e Robinho. Adriano deve ir, pois o Dunga pode apostar nele pelo discurso de que ele nunca deu trabalho na seleção, ou pelos serviços mostrados – lembrou o comentarista Lédio Carmona, do SporTV.

veja também