Loco Abreu destrona o Grêmio no Olímpico: 1 a 0 para o Botafogo

Loco Abreu destrona o Grêmio no Olímpico: 1 a 0 para o Botafogo

Fonte: Atualizado: sábado, 31 de maio de 2014 às 9:26

Era um uruguaio grandalhão, um tanto desajeitado, de cabeça raspada, aquele Loco Abreu que conheceu o Olímpico em 1998 para defender, sem sucesso algum, a camisa do Grêmio. Passados 13 anos, em fase bem mais rica, com cabelos mais compridos, ele soube usar melhor o gramado onde trabalhou no passado. Com gol dele, o Botafogo venceu por 1 a 0 na noite desta quinta-feira e quebrou sequência de quatro vitórias dos gaúchos em casa.

O Botafogo cresce no Campeonato Brasileiro. Cresce muito. Com a vitória, ultrapassou o Corinthians e chegou à terceira colocação, com 44 pontos, um atrás do São Paulo, vice-líder, e a dois do Vasco. Detalhe importante: os alvinegros têm um jogo a mais para disputar. O Grêmio, pelo contrário, estaciona. Com 30 pontos, é o 13º.

O resultado não foi exatamente justo. O Grêmio foi muito superior no primeiro tempo. Mas teve pouca infiltração, efetividade quase nula, e acabou punido na etapa final, em gol de Loco Abreu que foi metade de Maicosuel, dada a beleza da assistência.

As duas equipes voltam a campo no domingo pela 26 ª rodada. O Botafogo recebe o São Paulo no Engenhão, e o Grêmio visita o Avaí na Ressacada. Os dois jogos serão às 16h.

Onze botafoguenses, de mãos dadas, sobre a linha

Se os 11 jogadores do Botafogo tivessem dado as mãos e formado uma fila sobre a linha do gol defendido por Jefferson, daria na mesma. O time carioca foi de uma timidez surpreendente no primeiro tempo. Pareceu proibido de atacar - destinado a defender, a construir uma barreira na frente de sua área e deixar o tempo passar. Foram 45 minutos de Grêmio, Grêmio e mais Grêmio no Olímpico.

Para não dizer que o Botafogo nada fez, teve a primeira chance do jogo para contrariar. Quando Cortês cruzou da esquerda e a bola passou um piscar de olhos antes das chegadas de Herrera e Loco Abreu, a impressão que ficava era de que os cariocas seriam ousados. Enorme engano. O Botafogo parou aí.

A superioridade do Grêmio foi escancarada: 11 conclusões contra uma do adversário; 60% de posse de bola para o time da casa; oito bolas alçadas na área, contra cinco do Alvinegro. O que mais chamou a atenção foi a reincidência de chutes de fora da área. O Grêmio tentou assim com Escudero, com Douglas, duas vezes com Rochemback - em uma delas, de primeira, sem deixar a bola cair, em lance plástico, mas que, como os demais, não resultou em nada.

Dentro da área, o Grêmio teve André Lima. E novas chances. E novos “quases”. Com o pé, a bola bateu na rede, por fora; de cabeça, ela passou rente à trave.

O Botafogo não conseguiu agir no ataque. Herrera e Loco Abreu mais fizeram faltas do que incomodaram. Elkeson e Maicosuel não tiveram a criatividade que se exige de dois meias. Foi justificável o 0 a 0, embora injusto para os gaúchos.     Ex-gremista, Loco Abreu comemora o gol da vitória alvinegra no Olímpico (Foto: Futura Press)     Futebol, El Loco futebol

O Botafogo acordou no segundo tempo. Caio Júnior, incomodado com o desempenho nos 45 minutos iniciais, fez duas trocas já no intervalo. Convocou Alessandro e Felipe Menezes para os lugares de Lucas e Herrera. Se não alcançou superioridade, ao menos igualou as ações. Passou a ser uma partida com dois times jogando futebol.

O Grêmio seguiu ambicioso. E mais agudo. Rochemback tentou, André Lima tentou, e nada de o gol sair. Conforme o time da casa aumentava o foco ofensivo, parecia aumentar o risco de ser vazado atrás. O jogo ficou mais aberto.

E aí o Botafogo maltratou tudo aquilo que o Grêmio vinha fazendo na partida. Maicosuel pegou a bola na frente da área, envolveu a defesa e tocou para Loco Abreu. Livre, o uruguaio desviou de Victor e colocou o Alvinegro na frente. O lance foi a terceira conclusão do Bota na partida. O Tricolor, naquele momento, já tinha 16.

Maluquices do futebol, El Loco futebol. O Grêmio teve que se jogar de vez ao ataque. Com Miralles e Brandão em campo, voltou a ficar próximo do gol. O centroavante concluiu de dentro da área, por cima. Perdeu chance clara. Douglas também teve sua oportunidade. Jefferson salvou.

O Botafogo passou por apuros. Sofreu com o bombardeio do adversário, que terminou o jogo com 22 finalizações (contra seis suas). Mas a pressão azul não surtiu efeito. El Loco destronou um Grêmio que, há quatro jogos, mandava nesse Olímpico que ele conheceu tão bem lá nos anos 90.                

Este conteúdo foi útil para você?

Sua avaliação é importante para entregarmos a melhor notícia

Siga-nos

Mais do Guiame

O Guiame utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência acordo com a nossa Politica de privacidade e, ao continuar navegando você concorda com essas condições