MENU

Luxa cita Zico ao explicar cautela com garotos: 'Subiu e voltou'

Luxa cita Zico ao explicar cautela com garotos: 'Subiu e voltou'

Atualizado: Sexta-feira, 11 Novembro de 2011 as 10:31

Quarenta e cinco minutos de futebol vistoso, duas assistências e pronto: Muralha encantou a torcida do Flamengo com o desempenho apresentado na vitória por 5 a 1 sobre o Cruzeiro, domingo passado. O volante de 18 anos, no entanto, vai ter que esperar e aproveitar as oportunidades aos poucos. Vanderlei Luxemburgo não tem pressa. Segundo o treinador, a pressão para escalá-lo é normal.

- Essa cobrança, essa coisa, é natural. Tem que dar tempo para que a garotada amadureça, e o Flamengo não perca a geração. Aqui no Flamengo já aconteceu de perder geração por pressa e também por problema de grana. Posso citar Júnior Baiano, Marcelinho (Carioca), Djalminha, Paulo Nunes. Se tiver pressa, perde jogadores. A geração que ganhou o Mundial (há 30 anos), ficou durante um tempão na base. O Zico, que foi o grande nome daquele time, subiu e voltou. Depois, subiu e voltou. Existia pressão para que o Zico jogasse. Essa cobrança não é de hoje.

Vanderlei Luxemburgo em treino do Flamengo (Foto: Alexandre Vidal/Fla Imagem) Zico teve a primeira chance como profissional do Flamengo há 40 anos. A carreira do maior ídolo da história do clube no time de cima começou na partida contra o Vasco, na Taça Guanabara de 1971, na época um torneio à parte do Carioca. O então camisa 7 fora lançado pelo lendário técnico Fleitas Solich. O Rubro-Negro venceu com um gol de Fio Maravilha, aos 44 do segundo tempo, que decretou o placar de 2 a 1.

Foi Mário Jorge Lobo Zagallo quem devolveu Zico aos juniores. Em 72 e 73, o Galinho jogou algumas partidas, mas se firmou mesmo no início de 1974. Neste domingo, o Flamengo enfrenta o Coritiba, no Couto Pereira, pela 34ª rodada do Brasileirão. Renato volta de suspensão e vai jogar como segundo volante ao lado de Airton. Muralha disputa vaga com Maldonado e Willians no banco de reservas.

Luxa tem uma dúvida na escalação. O zagueiro Welinton sente dores na coxa direita e está em observação. Caso ele não jogue, o treinador cogita fazer mudanças. No coletivo, Ronaldo Angelim substituiu o camisa 3. A equipe treinou com Felipe, Léo Moura, David Braz, Angelim e Junior Cesar; Airton, Renato, Thomás e Thiago Neves; Ronaldinho e Deivid. O zagueiro Alex Silva está suspenso com três cartões amarelos e desfalca o time.

O Rubro-Negro tem 55 pontos e está em quinto, na zona de classificação para a Libertadores. Só três pontos separam a equipe do líder Corinthians.          

veja também