Maior candidato ao título do Nissan Xterra Brazil não se considera favorito

Maior candidato ao título do Nissan Xterra Brazil não se considera favorito

Fonte: Atualizado: sábado, 29 de março de 2014 às 03:32

Maior candidato ao título do Nissan Xterra Brazil não se considera favorito

 

Norte-americano chega a Angra carregando títulos na bagagem, mas espera dificuldades com o percurso e os brasileiros

A história do Nissan XTerra Brazil, etapa nacional do XTerra Global Tour, o mundial de triathlon cross country, mostra que os estrangeiros são sempre favoritos ao título. Em três anos de evento, nunca um brasileiro levou o troféu. Este ano, nomes como Alexandre Manzan (que venceu uma regional em 2007) e Oscar Galindez (argentino que compete pelo Brasil) podem se animar. No que depender da expectativa do norte-americano Brian Smith, um deles pode subir ao pódio, ao invés de se revezarem nas 2ª e 3ª colocações, como costuma acontecer.

"Caso eu consiga manter meu desempenho dos treinamentos, acredito que farei bonito. Mas é muito difícil me colocar como favorito ao título sem conhecer o percurso e tendo de correr logo depois de uma longa viagem dos Estados Unidos até o Brasil. E ainda tenho que melhorar minha natação em água salgada, para ficar num nível internacional", diz o triatleta norte-americano, que vem para a América do Sul pela primeira vez, logo depois de provas na Califórnia e Alabama.

Brian chega a Angra dos Reis, onde acontece o evento, com uma opinião bastante modesta. Mas não podemos dizer o mesmo de seu currículo. Terceiro colocado no XTerra World Championship, realizado na Ilha de Maiu, no Havaí, em 2007, ele conseguiu o melhor tempo na prova de bike. Brian ganhou em Milwaukee e é o atual campeão do Xterra Winter World Champ. Ainda assim, ele não crê em moleza contra os brasileiros.

"Não cheguei a enfrentar muitos brasileiros na carreira, mas se eles estão mandando bem na temporada do XTerra, tenho certeza de que serão adversários muito bons e têm chances", finaliza.

Seja gringo ou brasileiro, a certeza é de que o vencedor vai ter que ralar muito. A prova começa com 1,5km de natação em mar aberto, seguida por 29km de mountain bike em terreno misto (trilha, terreno acidentado e paralelepípedo) e mais 9km de corrida também em terreno nada amigável.

Além da prova principal, o Nissan XTerra Brazil 2008, que começa no sábado, dia 14 de junho, e termina no dia seguinte, ainda terá mais três provas. A Fila Xterra Trail Run terá 9km de corrida noturna, com percurso diferente do traçado para o triathlon e iluminado por tochas; o Speedo Xterra Swin Challenge terá provas de 1,5 e 3km de distância; e, finalmente, as crianças encerram o evento com um mini triathlon, o XTerra Kids, apresentado pela Maça Turma da Mônica, no domingo.

Este conteúdo foi útil para você?

Sua avaliação é importante para entregarmos a melhor notícia

Siga-nos

Mais do Guiame

O Guiame utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência acordo com a nossa Politica de privacidade e, ao continuar navegando você concorda com essas condições