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Mais forte, Borges aprimora agilidade em treino utilizado por Romário

Mais forte, Borges aprimora agilidade em treino utilizado por Romário

Atualizado: Quarta-feira, 20 Abril de 2011 as 9:43

Borges realiza treino para recuperar agilidade (Foto: Eduardo Cecconi/Globoesporte.com)

  Borges chegou ao Grêmio em janeiro de 2010. Desde então, ganhou cinco quilos - de massa muscular, não de gordura.

Ficou mais forte, mas ao mesmo tempo acabou prejudicando a mobilidade essencial para sua jogada característica: o giro curto, o pivô do futsal.

Sem jogos durante esta semana - o Grêmio enfrenta o Cruzeiro-Poa apenas no próximo sábado - Renato Gaúcho dedica atenção especial a Borges. Na tarde de terça o centroavante deu início a um trabalho específico.

Segundo Renato Gaúcho, Borges faz exercícios voltados à agilidade. O mesmo programa de atividades foi submetido pelo treinador do Grêmio, em 2005, a Romário - no Vasco.

- Tenho procurado passar a minha experiência como atacante, a maneira de se posicionar facilitando o passe e dificultando o adversário. Dou bastante conselho de posicionamento, proteção da bola. Notei isso e conversei com ele na Bolívia, perguntei o peso dele, e por ter ganho massa muscular - não é peso, é massa muscular - está faltando um pouco de agilidade. Por isso fizemos o treinamento específico de agilidade. Esse mesmo treinamento nós demos para o Romário no Vasco e ele foi goleador do Campeonato Brasileiro - lembrou Renato.

Para Borges, o trabalho de agilidade será importante.

- Minha semana está sendo muito importante. Desde minha chegada ao Grêmio ganhei cinco quilos de massa muscular, fiquei mais forte, e pedi para fazer trabalhos de agilidade nesta semana. Isso vai me fazer sentir melhor para me desenvolver melhor em campo. (...) Às vezes você não tem tempo de fazer um trabalho de agilidade, pela sequência de jogos. Quando você ganha uma semana cheia, é o momento de aproveitar ao máximo. Isso vai acrescentar - justificou, para completar:

- Aqui no Sul se treina mais, os jogos são mais pegados, e você acaba ganhando mais massa muscular. Isso até faz bem, mas precisa fazer agora um trabalho de agilidade, para crescer ainda mais.      

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