Mal no campeonato, Valentino Rossi vai usar chassis de 2012

Mal no campeonato, Valentino Rossi vai usar chassis de 2012

Fonte: Atualizado: sábado, 31 de maio de 2014 às 09:37

Rossi tem apenas um pódio em 2011 (Foto: EFE)

  Decidido a fazer o possível para mudar o curso de uma temporada decepcionante, o piloto italiano Valentino Rossi vai usar uma versáo do chassis de 2012 de sua equipe, a Ducati, adaptada com um motor de 800cc, já na etapa da Holanda da MotoGP, neste fim de semana, em Assen. A nova moto, apelidada de GP11.1, também inclui um novo sistema de transmissão ininterrupto para as marchas - o domínio da rival Honda HRC na temporada é creditado a um sistema semelhante.

A MotoGP vai usar motores de 1.000cc no ano que vem, com um chassis mais parecido com as motos de rua, e permitiu às equipes fazerem um número limitado de testes durante o ano com suas novas motos. Logo, Rossi já está familiarizado com o chassis, embora ainda não o tenha testado com o motor de 800c usado atualmente na categoria. Todavia, o desempenho pífio para os padrões do heptacampeão mundial, com apenas um pódio no ano, trouxe uma necessidade de tentar coisas novas.

  O chefe técnico da Ducati, Filippo Preziosi, admitiu os riscos da mudança no meio da temporada, mas disse que os benefícios são maiores que os pontos contra.

- Decidimos fazer a GP11.1 para acelerar o desenvolvimento da moto do ano que vem, e também para dar aos nossos pilotos uma base potencialmente melhor para o campeonato atual. Considerando que Valentino ainda não pilotou a GP11.1, esta decisão pode levar algumas corridas para ser completamente aproveitada pela equipe, mas nós decidimos seguir adiante com ela porque acreditamos que é um passo importante para nosso processo de desenvolvimento. A caixa de marchas de nova geração, por outro lado, é uma solução que nós achamos que será uma melhora imediata - disse Preziosi.

  Rossi admite que parte de seus problemas vem de sua própria forma física, após uma cirurgia no ombro antes da temporada, mas também vem pedindo mais trabalho na moto. O italiano foi cauteloso ao avaliar as mudanças.

- Nós não tivemos chances de testar a 800cc desde Estoril, então faremos isso durante os fins de semana de corrida, cientes que apesar de termos tempo bastante limitado, teremos de focar em dois trabalhos: fazer ajustes básicos às novas partes técnicas e achar uma configuração geral para a corrida de sábado. Teremos de fazer um bom trabalho na pista para tirar o máximo do trabalho na fábrica - disse o heptacampeão.

O companheiro de Rossi na equipe, Nicky Hayden, só receberá uma versão da GP11.1 quando correr em seu país, EUA, no circuito de Laguna Seca, em julho. Por ora, o americano usará uma versão melhorada do chassis 2011.            

Este conteúdo foi útil para você?

Sua avaliação é importante para entregarmos a melhor notícia

Siga-nos

Mais do Guiame

O Guiame utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência acordo com a nossa Politica de privacidade e, ao continuar navegando você concorda com essas condições