Marcos avalia campeonato de pontos corridos no Brasil: 'Não acho justo'

Marcos avalia campeonato de pontos corridos no Brasil: 'Não acho justo'

Fonte: Atualizado: sábado, 31 de maio de 2014 às 09:42

Glenda Kozlowski entrevista goleiro Marcos para o Esporte Espetacular (Foto: reprodução Rede Globo)

  Aos 37 anos e cada vez mais perto da aposentadoria, o goleiro Marcos já anunciou que vai jogar o último Campeonato Brasileiro da sua carreira. O camisa 12 do Palmeiras conhece bem a competição, que venceu por duas vezes, em 1993 e 1994, e já encarou algumas formas de disputa, como fase de grupos, mata-mata e pontos corridos.

  Em entrevista ao "Esporte Espetacular", o ídolo alviverde revelou que não acha justo o atual formato do Brasileirão, vigente desde 2003, em que o time que somar mais pontos em turno e returno fica com o título. Para ele, como o Brasil é um país de dimensões continentais, as equipes do Norte e do Nordeste ficam em desvantagem por serem obrigadas a viajar distâncias maiores para jogar a competição.

- Falam que um campeonato de pontos corridos é mais justo. Eu não acredito nisso porque nunca um time do Norte ou do Nordeste do país vai conseguir ser campeão (na disputa de pontos corridos) jogando em Porto Alegre e voltando para jogar em casa. Então não acho um campeonato justo. Os times que viajam menos, no final da competição, levam vantagem porque a parte física acaba sendo muito importante. Acho que pelo fato de o campeonato ser tão longo, com tantos jogos e tantas viagens, quem tiver um time mais condicionado e com o melhor elenco acaba se dando bem no final.

O pentacampeão do mundo com a Seleção Brasileira ainda comparou o Campeonato Brasileiro com os campeonatos europeus e foi direto quando perguntado o que era mais difícil no Brasileirão:

- O fato de ser pontos corridos, igual aos campeonatos europeus. A diferença é que você vai disputar o Campeonato Italiano, a Itália é pequena. Você vai disputar o Campeonato Francês, a França é um país pequeno. Aí você vai disputar o Brasileiro, e o Brasil é um país muito grande. Você tem que viajar muito e, às vezes, longas distâncias. Uma vez vi uma matéria, acho que sobre o América-RN quando estava na primeira divisão, eles deram duas voltas no planeta Terra numa disputa de Campeonato Brasileiro - finalizou.

O Palmeiras estreia no Brasileirão 2011 neste domingo, às 16h, contra o Botafogo, em São José do Rio Preto.        

Este conteúdo foi útil para você?

Sua avaliação é importante para entregarmos a melhor notícia

Siga-nos

Mais do Guiame

O Guiame utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência acordo com a nossa Politica de privacidade e, ao continuar navegando você concorda com essas condições