MENU

Matemático vê Palmeiras fora e alerta o Timão

Matemático vê Palmeiras fora e alerta o Timão

Atualizado: Segunda-feira, 22 Março de 2010 as 12

Para o matemático Tristão Garcia, a chance que era pequena agora é zero. Com os resultados da 15ª rodada, não há mais a possibilidade de Corinthians, Palmeiras, Santos e São Paulo estarem juntos nas semifinais do Campeonato Paulista de 2010. O que rompeu o último fio de esperança que havia foi a derrota do Verdão para a Ponte Preta, sábado, no Palestra Itália.

- Essa combinação simplesmente não aparece mais. Com a derrocada do Palmeiras, a chance é zero. A rodada do fim de semana eliminou o time do Palestra Itália e encaminhou a classificação do São Paulo. O Corinthians é que tem de ter atenção para não perder a sua vaga. Tem bastante time perto - falou o matemático Tristão Garcia. Porém, apesar de descartar o time do Palestra Itália, a tabela feita por ele ainda dá 2% de chances à equipe.

O Palmeiras tem 22 pontos, quatro a menos que o Corinthians, quarto colocado. Para os quatro grandes se classificarem, o Verdão teria que alcançar o vice-líder Santo André do G-4, já que o São Paulo é o terceiro com 30 pontos. Missão muito complicada, já que o Ramalhão tem 33 pontos. Ou seja, o time dirigido por Antônio Carlos teria que tirar 11 pontos de diferença em apenas 12 pontos em disputa, pois restam apenas quatro rodadas.

Nas contas de Tristão, Santos e Santo André já podem começar a preparação para as semifinais. Respectivamente com 35 e 33 pontos, as duas equipes têm 99% de chance de classificação. Logo atrás, na terceira colocação, com 30, vem o São Paulo. Com a vitória sobre o Mogi Mirim, o Tricolor aumentou para 84% a chance de avançar.

Quem continua no G-4, mas está ameaçado, é o Corinthians. Beneficiado pela derrota do Botafogo-SP para o Paulista, o Timão, mesmo tropeçando no Grêmio Prudente, manteve a quarta colocação com 26 pontos. Só que agora o Alvinegro tem 40% de chances de avançar à fase final, sendo seguido bem de perto três equipes.

Com 25 pontos estão Portuguesa (23%), Botafogo-SP (25%) e Grêmio Prudente (17%). Assim, um tropeço do Timão combinado com um triunfo de um deles, pode derrubar os comandados de Mano Menezes do G-4.

- Existe apenas uma vaga sobrando, porque Santos, Santo André e São Paulo devem estar nas semifinais. E o Corinthians pode ficar fora dependendo dos resultados. Como o Mano mesmo disso esses dias, a classificação será com 35, 36 pontos mesmo. Mas hoje falar nos quatro grandes nas semis é carta fora do baralho - finalizou Tristão.

Confira os jogos da 16ª rodada. Na quarta jogam: Rio Branco x Palmeiras, Mirassol x Portuguesa, Ponte Preta x Rio Claro, Ituano x São Caetano, Corinthians x Paulista e Bragantino x São Paulo. Na quinta, mais quatro partidas: Santo André x Monte Azul, Grêmio Prudente x Monte Azul, Botafogo-SP x Santos e Oeste x Sertãozinho.

veja também