Mayra Aguiar perde por ippon para japonesa, e disputa o bronze

Mayra Aguiar perde por ippon para japonesa, e disputa o bronze

Fonte: Atualizado: sábado, 31 de maio de 2014 às 09:29

O Brasil está fora da disputa pelo ouro no Mundial de judô, em Paris. A meio-pesado (-78 kg) Mayra Aguiar, número 5 do mundo, mas caiu diante da japonesa Akami Ogata, líder do rankihng, que venceu por ippon e está na final da categoria até 78kg.

Aos três minutos, Mayra surpreendeu a japonesa e encaixou um uchi mata. Numa luta equilibrada, as duas usaram a técnica de pernas para tentar desequilibrar a outra. Nos últimos dois minutos, a brasileria levou um wazari. Por ficar imobilizada por mais de 20 segundos no tatame, ela sofreu um ippon e perdeu as chances de brigar pelo ouro, no Palais Omnisports de Bercy, em Paris.

A atual vice-campeã mundial é a única esperança de medalha para a seleção canarinho nesta sexta-feira. A judoca de 20 anos venceu as três lutas nas eliminatórias por ippon até chegar à semifinal. Uma das maiores forças do judô brasileiro, ela  foi a primeira mulher a chegar numa final mundial e conquistou a prata no ano passado, em Tóquio.

O meio (-90 kg) Hugo Pessanha foi derrotado pelo coreano Kyu-Won Lee na repescagem e perdeu a chance de brigar pelo bronze no Mundial de Paris. Perdendo por yuko, Hugo partiu para o ataque, mas tomou o contra-golpe do coreano e perdeu por ippon. O judoca também caiu por ippon nas quartas de final diante do líder do ranking e campeão mundial, o grego Ilias Iliadis.

A surpresa do dia foi a eliminação precoce do médio Tiago Camilo. Ele perdeu por wazari nas oitavas de final para Valentyn Grekov. O brasileiro até começou na frente com um yuko, mas foi surpreendido pelo ucraniano, que partiu para cima nos minutos finais e dominou o combate.

A médio Maria Portela (-70 kg) também está fora. Na estreia, ela encaixou um golpe com dois minutos de luta, o suficiente para bater a canadense Kelita Zupancic por yuko. Mas, no segundo combate, a brasileira tomou duas punições e caiu diante da eslovaca Rasa Sraka por um yuko.

O Mundial de Paris é o último do ciclo olímpico que culminará com os Jogos de 2012. Para Londres, se classificam os 22 melhores homens e as 14 melhores mulheres na classificação. Uma medalha de ouro vale 500 pontos no ranking. A prata dá 300 pontos, o bronze, 200, o quinto lugar, 100, e a sétima colocação, 80 pontos.

O Mundial de Judô, de 23 a 28 de agosto, está sendo transmitido, ao vivo, pelo SporTV.          

Este conteúdo foi útil para você?

Sua avaliação é importante para entregarmos a melhor notícia

Siga-nos

Mais do Guiame

O Guiame utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência acordo com a nossa Politica de privacidade e, ao continuar navegando você concorda com essas condições