MENU

Meligeni triunfa no Rio e fatura primeiro título entre veteranos

Meligeni triunfa no Rio e fatura primeiro título entre veteranos

Atualizado: Segunda-feira, 15 Março de 2010 as 12

Uma esquerda, sempre ela, fechou o jogo. Mãos para o alto, a plateia aplaude, e Fernando Meligeni vai até a rede cumprimentar o adversário. O próximo passo era previsível. O campeão corre para os camarotes e dá um beijo no filho. Gael Meligeni completou seis meses de vida neste domingo e, na beira da quadra, já comemorou um título do pai. Por 6/2, 4/6 e 10/8, Fernando, o velho Fininho, hoje com 38 anos, derrotou o australiano Mark Philippoussis, cinco anos mais jovem, na final do Rio Champions, no Maracanãzinho.

A conquista é a primeira de Meligeni desde que passou a disputar torneios de veteranos. Antes dela, o brasileiro já havia sido superado em quatro finais: Algarve (2007, diante de Sergi Bruguera), São Paulo (2007, contra Bruguera, e 2009, com vitória de Tomas Enqvist) e Istambul (2008, título de Goran Ivanisevic).

- Fralda tá caro, tem que jogar bem. É uma motivação muito legal. Nunca tinha imaginado que tanto a Carol (esposa) quanto o Gael dessem tanta força. Sempre tive uma ideia muito clara de que tenho que dar 100% cada vez que eu jogo. Com eles é uma pressão, no bom sentido da palavra, mas algumas coisas você só começa a perceber quando é pai - disse o campeão, na coletiva após o jogo, com troféu na mesa.

Feliz com a conquista e, principalmente, com o nível de jogo demonstrado diante de Philippoussis, Meligeni sorriu quando indagado se teria chance de, mesmo aos 38 anos, incomodar os profissionais de hoje.

- Eu nunca parei de jogar tênis por problemas técnicos ou físicos. Foi uma decisão clara, objetiva, na hora certa. Na segunda-feira, não vou conseguir andar. Se me ligaram, não vou conseguir pegar o telefone para atender. Eu poderia jogar um ou outro campeonato? Poderia. Mas sempre falei que o tênis deu para mim tudo o que podia dar.

Campeão pela primeira vez desde o Pan de 2003, em Santo Domingo, Meligeni assumiu a liderança do Champions Series, importante circuito de veteranos do qual o torneio carioca faz parte. O brasileiro tem 800 pontos, contra 500 de Philippoussis, vice-líder - o Rio Champions foi a primeira etapa de 2010.

veja também