Messi e o sucesso do Barça: 'Desde a base se pensa primeiro em atacar'

Messi e o sucesso do Barça: 'Desde a base se pensa primeiro em atacar'

Fonte: Atualizado: sábado, 31 de maio de 2014 às 09:49

Líder do Campeonato Espanhol e nas quartas de final da Liga dos Campeões da Europa, o Barcelona encanta não só pelo futebol envolvente, mas por ter em seu elenco Lionel Messi. Em entrevista à revista francesa 'Planet Foot', o argentino fez uma reflexão sobre a maneira de jogar do Barça.

- A filosofia do clube me convém perfeitamente. Aqui, desde a base, se pensa primeiro em jogar futebol, em atacar e, quando te convocam para jogar na equipe principal, não está desorientado. Esta é a grande força do Barcelona, estamos formados no mesmo molde - revelou o 'hermano'.

Para Messi, o segredo do sucesso da equipe catalã é não ser estática.

- Estamos sempre em movimento, não guardamos posição. Temos a liberdade de nos deslocarmos, desde que não esqueçamos de trabalhar para a equipe.

No esquema implantado pelo técnico Pep Guardiola, o time azul-grená não joga com um homem fixo na área, cabendo a Messi o papel de 'atacante de mentira', como refere a publicação francesa.

- Fazia esse papel nas categorias de base. Acredito que jogo como há dez anos. Embora, logicamente, maduro em todos os aspectos. Meu futebol é natural, jogo sem pensar muito, sem planejar nada.

Modesto, o argentino reconhece suas qualidades, porém revela o que lhe tira do sério.

- Fico com raiva se não ganhamos, se meus erros nos custam a vitória. Me considero um goleador porque adoro marcar, mas também gosto de participar do jogo, dar passes decisivos.      

Este conteúdo foi útil para você?

Sua avaliação é importante para entregarmos a melhor notícia

Siga-nos

Mais do Guiame

O Guiame utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência acordo com a nossa Politica de privacidade e, ao continuar navegando você concorda com essas condições