MENU

Morre Enzo Bearzot, treinador do tricampeonato da Azzurra em 1982

Morre Enzo Bearzot, treinador do tricampeonato da Azzurra em 1982

Atualizado: Terça-feira, 21 Dezembro de 2010 as 11:29

O futebol italiano está de luto. Enzo Bearzot, o treinador que levou a Itália a conquistar sua terceira Copa do Mundo em 1982, morreu na noite de segunda-feira enquanto dormia, aos 83 anos de idade. Nascido em di Joanni Ajello del Friuli, em 26 de setembro de 1927, Bearzot atuou como atleta no Inter de Milão, Catania e Torino.  Na Copa do Mundo na Espanha, após três empates na três primeiras partidas, Bearzot anunciou a lei do silêncio para a imprensa mundial, na tentativa de evitar mais críticas na época. Após o silêncio, a equipe italiana finalmente começou a jogar um bom futebol, derrotando equipes como Argentina, Brasil, na segunda fase, e vencer na semifinal Polônia e Alemanha, na final, para levantar o caneco.

Bearzot fez a Azzurra campeã do mundo e marcou nomes no futebol mundial como Dino Zoff, Gaetano Scirea, Cabrini Antonio, Beppe Bergomi, Marco Tardelli, Paolo Rossi, Giancarlo Antognoni e muitos outros. Antes da conquista do tricampeonato, Bearzot levou a Itália ao quarto lugar no Mundial de 1978, na Argentina.

Bearzot deixou a seleção depois do fracasso na Copa do Mundo de 1986, quando a Itália foi eliminado pela França, no México. O treinador comandou a Azzurra de 1975 a 1986, em 104 jogos - um recorde que permanece até hoje.

veja também