MENU

Mostra internacional exibe filmes de montanhismo

Mostra internacional exibe filmes de montanhismo

Atualizado: Terça-feira, 7 Outubro de 2008 as 12

Mostra internacional exibe filmes de montanhismo

O Cinema Odeon BR (Cinelândia - RJ) recebe, entre os dias 22 e 25 de outubro a 8ª Mostra Internacional de Filmes de Montanha (MIFM). São 16 produções que competem pelo Troféu Corcovado na Mostra Competitiva 2008 nas categorias Melhor Filme, Melhor Diretor, Melhor Fotografia e Melhor Trilha Sonora, eleitos pelo júri oficial; e Melhor Filme, eleito pelo público.

"Neste ano o número de inscritos praticamente dobrou, o que confirma que a Mostra tem crescido", comentou Alexandre Diniz, curador da exposição.

A MIFM também recebe a respeitada Mostra Banff, com o melhor da produção audiovisual de montanhismo de todo o mundo. Neste ano, o destaque é para o filme King Lines, do famoso escalador norte-americano Chris Sharma. O filme traz Sharma em aventuras em Mallorca, na Espanha e em cenários incríveis da América do Sul.

As atividades da 8ª Mostra Internacional de Filmes de Montanha vão além das telas. O evento vai lançar os livros "Decolando para a felicidade", do bicampeão brasileiro de vôo livre, Ruy Marra, e "Espírito Livre", sobre a vida do alpinista Vitor Negrete, que faleceu em 2006 após chegar ao cume do Everest, contada pela viúva de Vitor, Marina Soler.

Também haverá a esperada exposição fotográfica do montanhista Renato José Sobral Pinto, que aos 80 anos reúne um vasto acervo com mais de cinco mil imagens em preto e branco, contando a história do esporte no Brasil.

"É um fato único no montanhismo brasileiro e talvez no mundo", comenta Márcio Bortolusso, curador da exposição com Fernanda Lupo.

O ingresso para cada sessão custa R$ 14, com meia-entrada a R$7.

Confira os filmes que concorrem ao Troféu Corcovado:

Ápice, de Guilherme Kirrian Neto (PR) Conceição: Guarde nos olhos, de Rodrigo Valle (MG) Culinária Casca Grossa, de Gustavo Abah (MG) Do Pacífico ao Atlântico sobre duas rodas e Expedição Aconcágua Invernal, de Guilherme Rocha (RJ) Expedição ao Cerro Bonete - Andes, Argentina, de Tomaz Cavalieri (SP) Gruna - Em busca dos novos diamantes, de Pablo Micael Le Roy da Rocha (DF) Horizonte Aberto - Chapada Diamantina e Horizonte Aberto - Escalada no Sertão, de Gustavo Abah e Gustavo Piancastelli (MG) Infinito, de Stefano Braggio (GO) Los Arenales High-Definition, de Yuri Berezovoy (RJ) Nicola Martinez - Na trilha das rochas, de João Vidotti (PR) Pedra Riscada, de José Geraldo Silva (MG) Terra do Fogo 13.600, Carlos Eduardo Vigilia (RJ) Triz - Espírito Santo, de Jader Lago (SP) Uruca (7º VIIIc E4), de Erick Grigorovski (RJ)

veja também