Mudança no Cruzeiro: Joel Santana não é mais o treinador celeste

Mudança no Cruzeiro: Joel Santana não é mais o treinador celeste

Fonte: Atualizado: sábado, 31 de maio de 2014 às 09:28

Joel Santana não resistiu à derrota para o Figueira

(Foto: Agência Estado)

  Joel Santana não é mais o técnico do Cruzeiro. Na manhã desta sexta-feira, o comandante celeste se reuniu com o diretor de futebol Dimas Fonseca e foi comunicado da decisão. O treinador não resistiu à derrota para o Figueirense, nessa quarta-feira, por 4 a 2, em Ipatinga, a sétima no Campeonato Brasileiro.

Joel Santana susbstituiu Cuca e, nas primeiras três partidas, deu a impressão de que poderia fazer um grande trabalho. Venceu três adversários (Coritiba, Vasco e Grêmio). Depois, perdeu para o São Paulo, no Morumbi, mas se recuperou, com vitórias sobre o Bahia e o líder Corinthians, o ponto alto de sua passagem pela Toca da Raposa II.

A partir daí, amargou quatro derrotas consecutivas (Atlético-GO, Botafogo, Flamengo e Internacional). O placar de 5 a 0 para o Avaí deu um alento ao treinador, mas o time voltou a perder, dessa vez para o Atlético-PR, por 2 a 1. Mais um início de recuperação: vitórias sobre o Ceará e no clássico contra o Atlético-MG.

Porém, na última rodada,  uma derrota, em casa, para o Figueirense, por 4 a 2, decretou o fim da era Joel Santana no Cruzeiro. Nem mesmo o fato de o time entrar em campo totalmente desfigurado, com oito desfalques, serviu de alento ao treinador.

Novo treinador

O novo comandante do Cruzeiro é Emerson Ávila, coordenador técnico das categorias de base do clube. O treinador também se destacou na conquista do título sul-americano sub-17, pela Seleção Brasileira.

Emerson Ávila com Ney Franco, na Seleção Sub-17 (Foto: Alexandre Durão / Globoesporte.com)

Emerson Ávila já comandou o Cruzeiro em uma oportunidade, na segunda partida da decisão do Campeonato Mineiro de 2007, substituindo o demitido Paulo Autuori. No mesmo, assumiu o Ipatinga e levou o time do Vale do Aço à primeira divisão do Brasileirão. Porém, após um mau Estadual, deixou o cargo.

Ficha do treinador

Nome completo: Emerson Rodrigues Ávila

Data de nascimento: 16/7/1967 (44 anos)

Local de nascimento: Belo Horizonte-MG

Formação acadêmica: Educação Física, pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)

Carreira: técnico de equipes de base do Cruzeiro (1996/2004); coordenador da base do Cruzeiro  (2004/2005); auxiliar-técnico do time principal do Cruzeiro (2005/2007); técnico interino do Cruzeiro (2007); técnico do Ipatinga (2007/2008); técnico do Grêmio Barueri-SP (2008); coordenador-técnico do time principal do Cruzeiro (2008/2009); técnico do Ipatinga (2009); técnico do Boavista-RJ (2010); coordenador-técnico do time principal do Cruzeiro (2010/2011); técnico da Seleção Brasileira sub-17 (2010/2011)

Conquistas: Vice-campeão mineiro 2007 (Cruzeiro); vice-campeão brasileiro da Série B 2007, com o acesso à Série A em 2008 (Ipatinga); campeão paulista do interior 2008 (Grêmio Barueri-SP); campeão sul-americano sub-17 em 2011 (Seleção Brasileira); quarto colocado na Copa do Mundo Sub-17 2011 (Seleção Brasileira)          

Este conteúdo foi útil para você?

Sua avaliação é importante para entregarmos a melhor notícia

Siga-nos

Mais do Guiame

O Guiame utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência acordo com a nossa Politica de privacidade e, ao continuar navegando você concorda com essas condições