Na era dos pontos corridos, líder na penúltima rodada sempre ganhou

Na era dos pontos corridos, líder na penúltima rodada sempre ganhou

Fonte: Atualizado: sábado, 31 de maio de 2014 às 9:19

Liedson faz o gol que deixou o Corinthians a um

empate do título brasileiro de 2011 (Foto: Reuters) Não bastasse a vantagem de dois pontos na classificação, a história do Campeonato Brasileiro nos pontos corridos também está ao lado do Corinthians na luta pelo título nacional. Desde que o sistema foi adotado na principal competição do país, em 2003, o clube que chegou à última rodada na liderança sagrou-se campeão.

Logo no segundo ano neste formato, o Santos não deu chances ao Atlético-PR. O Peixe superou o Furacão por um ponto na penúltima rodada e impediu qualquer reviravolta logo em seguida. No confronto final, o clube paulista fez 2 a 1 nos vascaínos, em São José do Rio Preto-SP, e os paranaenses empataram por 1 a 1 com o Botafogo, em Curitiba.

Na temporada seguinte, ano marcado pelo escândalo da manipulação de resultado, foi a vez do Corinthians levantar a taça na rodada final. O Timão, porém, levou um susto. A equipe foi derrotada por 3 a 2 pelo Goiás, no Serra Dourada, mas contou com a ajuda do Internacional. Ainda com possibilidade de assumir o topo da tabela,  Colorado perdeu por 1 a 0 para o Coritiba, no Couto Pereira, e não conseguiu diminuir a vantagem alvinegra de três pontos.

A mesma diferença o São Paulo tinha sobre o Grêmio em 2008. Depois de estar 11 pontos atrás dos gaúchos, o Tricolor paulista arrancou no segundo turno, agarrou a liderança na 33ª rodada e não mais largou. No último jogo, o 1 a 0 sobre o Goiás, em Brasília, foi suficiente para o título. No Olímpico, os gremistas fizeram 2 a 0 no Atlético-MG, mas já era tarde.

O Flamengo também teve de combater a emoção para ser campeão em 2009. O Rubro-Negro tomou o primeiro lugar do São Paulo restando apenas um jogo e abriu dois pontos de vantagem. Com o Maracanã lotado, o time passou sufoco para vencer os reservas do Grêmio por 2 a 1 e voltar a conquistar o Brasileirão depois de 17 anos.        

Este conteúdo foi útil para você?

Sua avaliação é importante para entregarmos a melhor notícia

Siga-nos

Mais do Guiame

O Guiame utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência acordo com a nossa Politica de privacidade e, ao continuar navegando você concorda com essas condições