Na 'fábrica' de Cotia, São Paulo desenvolve os herdeiros de Ceni

Na 'fábrica' de Cotia, São Paulo desenvolve os herdeiros de Ceni

Fonte: Atualizado: sábado, 31 de maio de 2014 às 09:50

    O sol forte não intimida os meninos que usam luvas, calças e blusas de mangas compridas. Mesmo com os 35º C, eles não se cansam de correr, rebater bolas, defender ou cobrar tiros de meta. Afinal, o ídolo deles, que tem 38 anos e 100 gols no currículo, não reclama de repetir essa rotina há duas décadas. Em Cotia, onde o São Paulo mantém um moderno centro de treinamentos para suas categorias de base, garotos das mais variadas idades começam a trilhar o caminho para serem como Rogério Ceni, capitão e titular absoluto da meta tricolor.

- Eu procurei ser goleiro pela genética. Como sou alto, fica mais fácil. Mas o Rogério Ceni é referência para todos nós. É um jogador que tem liderança e humildade. Quando você o vê na televisão, percebe que tem amor ao São Paulo. Por isso é um ídolo - disse Michael Matias, de 15 anos, arqueiro da equipe sub-16 do Tricolor Paulista.

Por treinar no CT da Barra Funda, Rogério pouco aparece em Cotia. Mas, quando o São Paulo programa alguma atividade do time profissional no local, o goleiro faz questão de dar atenção aos jovens que sonham em seguir carreira evitando o ponto alto do futebol: o gol.         - Ele sempre conversa com a gente, dá conselhos e nos incentiva. Também já deu luvas para alguns garotos daqui - contou João Paulo Gonçalves, da equipe sub-15.

Os discípulos de Ceni não ficam só no gol. Como o ídolo, eles também se arriscam no ataque de vez em quando, nas cobranças de faltas e pênaltis, especialidade do goleiro-artilheiro. No CT de Cotia, dois procuram aprimorar a precisão nos chutes. Além de João Paulo, Lucas Anselmo tenta ser goleador como o camisa 1 do Morumbi. No time principal, os reservas Leonardo, Fabiano e Denis acompanham de perto as batidas do capitão e tentam aprender algo.

- Eu fiz três gols de faltas e um de pênalti no campeonato de Bauru. Aqui ainda não tive a oportunidade, mas sigo treinando para quando precisar - disse Lucas, da equipe sub-14.

O treinador de goleiros Luizinho, do time sub-13 e super-20 do São Paulo, afirma que os jovens goleiros são incentivados a treinar as cobranças, mas só depois das suas atividades debaixo das traves.          

Este conteúdo foi útil para você?

Sua avaliação é importante para entregarmos a melhor notícia

Siga-nos

Mais do Guiame

O Guiame utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência acordo com a nossa Politica de privacidade e, ao continuar navegando você concorda com essas condições