Na Libertadores, Flu foca em grandes jogadores, sequência e títulos

Na Libertadores, Flu foca em grandes jogadores, sequência e títulos

Fonte: Atualizado: sábado, 31 de maio de 2014 às 09:20

O que antes era raro já está virando rotina nas Laranjeiras. A vitória por 4 a 0 sobre o Figueirense, no último domingo, no Orlando Scarpelli, em Florianópolis, garantiu a classificação do Fluminense para a Taça Libertadores de 2012. Esta será a terceira participação nas últimas cinco edições. A média elevada - ainda mais levando em consideração o histórico do Tricolor no torneio - faz parte do projeto de chegar ao topo das Américas e garante ainda altos investimentos para a próxima temporada.

Com  sete gols nos últimos dois jogos do Brasileirão, Fred ajudou a garantir a vaga antecipada do Fluminense na Taça Libertadores 2012 (Foto: Cristiano Andujar/Photocamera)   Quatro anos atrás, o Fluminense tinha apenas duas participações na Libertadores: 1971 e 1985, ambas em consequência da conquista de títulos brasileiros. Em 2007, porém, essa história começou a mudar. Também contra o Figueirense em Florianópolis, como no último fim de semana, o Tricolor garantiu seu retorno à competição internacional após 23 anos, com a conquista da Copa do Brasil. Com uma bela campanha, a equipe do técnico Renato Gaúcho foi vice-campeã de 2008 perdendo a decisão nos pênaltis para a LDU-EQU. Na atual temporada, nova participação graças ao título brasileiro de 2010. A eliminação veio nas oitavas de final, diante do Libertad-PAR.

Nas Laranjeiras, o pensamento dos dirigentes é um só: para ser campeão, é preciso disputar a Libertadores todo ano. - Na medida em que você começa a frequentar sempre uma competição como essa, consequentemente uma hora ou outra a conquista vem. Participar todo ano ajuda o clube a conhecer melhor o estilo de jogo dos argentinos, dos uruguaios... - disse o gerente de futebol do Fluminense, Marcelo Teixeira, garantindo ainda novos investimentos na equipe para a disputa da Libertadores 2012.

- Muitos investimentos foram feitos nos últimos anos para levar o Fluminense ao topo do Campeonato Brasileiro. Fomos campeões nacionais em 2010 e estamos entre os três melhores na atual temporada. E é claro que essa vaga significa novos investimentos. Já temos um grande elenco e faremos mais contratações para a Libertadores. Serão reforços pontuais para termos um time ainda melhor nessa competição - garantiu o dirigente.

A um ponto da fase de grupos

Com a vaga garantida ao menos na Pré-Libertadores, o Fluminense luta agora por mais um ponto no Campeonato Brasileiro para confirmar sua participação diretamente na fase de grupos. Para o técnico Abel Braga, que chegou em junho e conseguiu resgatar um time desacreditado, principalmente após o primeiro semestre conturbado, o bom ambiente ajudou na classificação antecipada.

- Tentei colocar as coisas do meu jeito, os jogadores acreditaram. Compensa pelo primeiro semestre difícil. O time estava muito para baixo. Falavam em Sul-Americana no máximo, e agora podemos brigar até pelo título. Vamos trabalhar nesses dois jogos pelo ponto (que garante vaga na fase de grupos), e aí fica coroado. Não é um título, mas é uma conquista. Os responsáveis por tudo são os jogadores. Eles acreditaram sempre, mesmo depois do que passamos. Cada vez acredito mais no que falei. O time é bom e, ambiente bom com time bom, as coisas se encaixam muito mais - afirmou. 

O Fluminense ocupa a terceira posição do Campeonato Brasileiro, com 62 pontos, atrás apenas do Vasco (65) e do Corinthians (67). Para ser campeão, precisa vencer seus dois últimos compromissos, diante de Vasco e Botafogo, e torcer para que o Timão conquiste, no máximo, um ponto diante de Figueirense e Palmeiras.      

Este conteúdo foi útil para você?

Sua avaliação é importante para entregarmos a melhor notícia

Siga-nos

Mais do Guiame

O Guiame utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência acordo com a nossa Politica de privacidade e, ao continuar navegando você concorda com essas condições