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Na Suíça, F-1 decide sobre mudanças de nomes, regras e calendário 2012

Na Suíça, F-1 decide sobre mudanças de nomes, regras e calendário 2012

Atualizado: Quinta-feira, 3 Novembro de 2011 as 11:06

Lotus quer se chamar Caterham (Foto: Divulgação) Os chefes das equipes da Fórmula 1 se reunirão nesta quinta-feira em Genebra, na Suíça, para decidir o calendário de 2012, discutir um modelo de cooperação técnica entre as equipes e acertar a mudança dos nomes de três equipes para o próximo ano. O encontro da Comissão de F-1 da Federação Internacional de Automobilismo (FIA) deve durar todo o dia.

As mudanças de nome começam com o Team Lotus, que pretende mudar para Caterham; a Renault-Lotus quer ser apenas Lotus; e a MVR mudar para Marussia. Para as alterações serem aprovadas, são necessários ao menos 18 dos 26 votos da comissão, formada pelos chefes das equipes; Bernie Ecclestone, diretor comercial da F-1; Jean Todt, presidente da FIA; fabricantes de motores, representantes de patrocinadores, promotores de circuitos e o fornecedor de pneus.

Um dos temas principais do encontro, entretanto, é o futuro da colaboração técnica entre as equipes. A McLaren, por exemplo, tem parcerias com a Force India e a MVR. O temor é que estes acordos acabem alargando os limites do Pacto da Concórdia, acordo que rege a Fórmula 1. Pelo documento, os times precisam desenhar e fabricar seus próprios carros.

- Existe uma definição clara do que é ser um construtor e, para competir na Fórmula 1, você precisa seguir o Pacto da Concórdia. Você precisa ser dono da propriedade intelectual e do desenho do carro. À exceção do câmbio e do motor, todo o resto precisa ser seu. Não é permitido vender um desenho de asa ou de suspensão para outra equipe. Está bem claro no documento e acho que as equipes concordam com isso. Mas existem algumas áreas nebulosas para serem discutidas - disse Ross Brawn, chefe da Mercedes.

A discussão sobre a colaboração técnica deve incluir conversas sobre a possibilidade da entrada de terceiros carros na Fórmula 1, um assunto que divide as opiniões na categoria. A conmissão também decidirá a situação dos GPs do Bahrein e da Coreia do Sul de 2012, além da possibilidade de permitir jogos de pneus extras para a terceira parte do treino classificatório, o que evitaria a possibilidade de os carros ficarem nos boxes. O regulamento técnico também deve ser ratificado.        

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