MENU

Na terra dos Beatles e da Abbey Road, nasce outro quarteto da seleção

Na terra dos Beatles e da Abbey Road, nasce outro quarteto da seleção

Atualizado: Segunda-feira, 5 Setembro de 2011 as 1:40

Terra dos Beatles, o quarteto mais famoso do mundo, a Inglaterra mantém fortes ligações com a Seleção Brasileira. Nos últimos anos, a capital Londres tem sido palco de vários amistosos, de estreias, gols importantes... E agora, contra Gana, nesta segunda-feira, será o berço do nascimento de um novo setor ofensivo, formado por quatro jogadores: Ganso, Ronaldinho, Neymar e Leandro Damião.

  Damião, Ganso, Neymar e Gaúhco: o novo quarteto de Londres (Foto: ArteEsporte / Cláudio Roberto)     Desde o fracasso na Copa do Mundo de 2006, na Alemanha, quando Kaká, Ronaldinho, Adriano e Ronaldo formaram o chamado “quadrado mágico” da seleção comandada por Parreira, esse rótulo dá calafrios nos membros da CBF. Mas é inevitável falar disso, especialmente quando os quatro jogadores atuam no futebol brasileiro, como é o caso desse novo quarteto, a principal aposta de Mano Menezes.

- Temos qualidade, mas não podemos perder a objetividade. Se perder a bola, vai ter de virar marcador. E aí vamos sofrer, porque a característica (desses homens de frente) não é de marcação – alertou o técnico Mano Menezes.     Ronaldinho Gaúcho, de volta como o experiente do

quarteto de Mano (Foto: Mowa Press)     Falar em um novo quarteto em Londres é remeter automaticamente aos Beatles. Muito embora eles tenham sido formados em Liverpool, foi na Abbey Road, uma rua da capital inglesa, que foi tirada uma das fotos mais famosas do grupo britânico. E ela foi capa do penúltimo álbum da banda, homônimo à rua, onde fica até hoje o estúdio de mesmo nome.

Um dos principais pontos turísticos de Londres, a Abbey Road recebe muitas pessoas querendo imitar a foto tirada pelos Beatles – o disco foi lançado em 1969. No muro da gravadora, a poucos metros da faixa de pedestre onde John Lennon, Paul McCartney, George Harrison e Ringo Star foram clicados, há um muro onde os fãs da banda podem deixar mensagens. Mas ele é pintado de tempos em tempos.

O recado que a Seleção Brasileira quer deixar, porém, é dentro de campo. Mais precisamente no Craven Cottage, campo do Fulham FC, time mais antigo de Londres. Pressionado pela eliminação precoce na Copa América e pelo fato de não vencer adversário de peso, o time de Mano Menezes precisa superar os africanos de Gana para ganhar um fôlego extra na preparação para a Copa do Mundo de 2014.

- Quando pensamos em escolher nossos adversários, pensamos em várias escolas. E a maneira como os africanos jogam é uma necessidade, com sua força física e os jogadores habilidosos como os nossos. Gana é uma referência do futebol africano e teve uma boa colocação na última Copa do Mundo (foi eliminado nas quartas de final) – discursou o comandante da Seleção Brasileira.

Sob o comando de Mano Menezes, o Brasil já fez 13 jogos, com seis vitórias, quatro empates e três derrotas. Nesta segunda-feira, o amistoso contra Gana será transmitido ao vivo pela TV Globo, SporTV e Globoesporte.com. O site também acompanha o duelo tem Tempo Real, às 15h45m (de Brasília).          

veja também