Nadal vence fácil e se classifica. Djokovic perde de virada

Nadal vence fácil e se classifica. Djokovic perde de virada

Fonte: Atualizado: sábado, 29 de março de 2014 às 03:24

Dois jogos movimentaram o naipe masculino nesta quarta-feira no torneio Roland Garros, terceiro Grand Slam do ano. Decidindo as duas vagas restantes na semifinal da competição francesa, Rafael Nadal venceu com facilidade o seu confronto, e deverá enfrentar Jurgen Melzer, que suou muito para vencer Novak Djokovic, que abriu 2 sets a 0, mas permitiu a virada após salvar uma série de match points, mas perder de forma inútil ao errar a última bola na vantagem do alemão.

Nadal, atual número 2 do mundo, vive a expectativa de conseguir ultrapassar o suíço Roger Federer, que defendia o título de 2009, mas perdeu nesta terça-feira para o sueco Robin Soderling, devendo perder pontos no ranking na próxima semana. Assim, se o espanhol for campeão, atingirá uma soma necessária para ultrapassar o rival. 

Na outra ponta está Melzer, que venceu Djokovic, ex-número 2 do ranking da ATP e atualmente uma posição abaixo, e que também vivia a expectativa de avançar na tabela e encostar em Federer de vez após 284 semanas no topo do ranking - o recorde de 286, de Pete Sampras, poderá não ser alcançado se o espanhol for campeão.

Nadal vai mais tranquilo para a semifinal da competição parisiense. Nas quartas, ele teve pela frente o compatriota Nicolas Almagro, 19º cabeça de chave da competição. Apesar do favoritismo, ele não teve vida fácil. Mesmo vencendo por 3 sets a 0, as parciais fora de 7/6(2), 7/6 (3) e 6/4, em duas horas e meia de jogo.

No primeiro set, Rafa não foi totalmente superior ao adversário, com o jogo seguindo rigorosamente empatado e sendo decidido apenas no tie-break, onde o número 2 do mundo costuma demonstrar uma força a mais. Foi assim no set inicial, onde venceu por 7-2, e no seguinte, onde levou a disputa novamente, mas por 7-3.

O terceiro período, no entanto, foi de alguma tranquilidade para Rafa. O compatriota enfim conseguiu mostrar seu status de ex-melhor do mundo, e que vem em grande fase após o título do Masters de Madri. Com uma quebra de saque, Nadal venceu o rival por 6/4 e avançou à próxima fase.

Nadal deverá enfrentar Jurgen Melzer, que saiu perdendo feio para o sérvio número 3 do mundo, ao levar os dois primeiros sets por 6/3 e 6/2. No set seguinte, no entanto, relaxou e acabou perdendo pelo mesmo placar do segundo período.

O resultado deveria ter servido de aviso ao tenista do leste europeu, que não conseguiu conter a ofensiva do alemão e, no tie-break, perdeu outra vez, por 7-3. No set de desempate até começou melhor, mas levou a virada em games de Melzer, e protagonizou uma incrível disputa pelo match point, ao perder três match points e dar a chance para Djoko perder outras duas chances de fazer o seu quinto ponto.

No final, uma bola totalmente errada de Novak deu a vitória a Melzer, que é apenas o 27º no ranking mundial de simples, e nunca passou da terceira fase do Grand Slam francês - e mais, nunca avançou mais que isso em nenhum dos quatro grandes torneios do ano (Abertos da Austrália, Wimbledon e Estados Unidos completam a lista).

Este conteúdo foi útil para você?

Sua avaliação é importante para entregarmos a melhor notícia

Siga-nos

Mais do Guiame

O Guiame utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência acordo com a nossa Politica de privacidade e, ao continuar navegando você concorda com essas condições