Nevasca atrasa campeonato brasileiro de Snowboard

Nevasca atrasa campeonato brasileiro de Snowboard

Fonte: Atualizado: sábado, 29 de março de 2014 às 03:31

A nevasca que pintou de branco a pequena cidade de San Martin de Los Andes/Argentina provocou também o atraso de um dia na realização da Copa Continental Sul-Americana de Snowboard/Campeonato Brasileiro 2008. Com quase cinco metros de neve na parte mais alta das pistas da estação de Chapelco, a organização do evento encontrou dificuldade em preparar o terreno para receber as provas de Boarder Cross, Slalom Gigante e Slopestyle. Participam da competição 109 homens e 43 mulheres de 24 países.

“Havia risco de avalanche em algumas partes da montanha e perdemos um dia à espera de melhores condições para iniciar a montagem das pistas”, explica o presidente da Confederação Brasileira de Desportos na Neve, Stefano Arnhold.

Pela nova programação, o Boardercross (um circuito com obstáculos) será disputado nesta sexta-feira, 5 de setembro e sábado, 06/09. O Slalom Gigante (em que os atletas têm que descer uma pista balizada) será no domingo seguinte e o Slopestyle (acrobacias livres) fecha a competição na segunda consecutiva.

Enquanto os atletas do Slalom Gigante estão preocupados com o excesso de neve, os snowboarders radicais do Slopestyle estão ansiosos em levantar o powder (a ''poeira'' de neve).

“Para nós é melhor pois a neve fofa amortece as aterrissagens”, explica o catarinense Gustavo Bauer, atual campeão da Copa Continental no Slopestyle e que costuma figurar entre os 15 primeiros do ranking mundial da modalidade.

“O ideal para o Slalom é ter neve dura. Com o piso fofo, precisamos mudar a técnica para nos adaptar ao terreno. A prancha que uso é para neve mais firme. Acho que todos terão um pouco mais de dificuldade nessas condições”, diz o paulista Riccardo Moruzzi, integrante da seleção brasileira.

No Boardercross, a carioca Isabel Clark é o principal expoente brasileiro. Nona colocada nos Jogos Olímpicos de Turim 2006, Isabel tem passado oito meses do ano em treinamento nas montanhas e reencontrará na pista de Chapelco algumas de suas adversárias pela vaga olímpica para os Jogos de Vancouver 2010.

Programação – Copa Continental Sul-Americana / Campeonato Brasileiro 2008:

4 de setembro – Treinos Boardercross

5 de setembro – Qualifying/Final Boardercross 1

6 de setembro – Qualifying/Final Boardercross 2

7 de setembro – Slalom Gigante

8 de setembro – Qualifying/Final Slopestyle

Este conteúdo foi útil para você?

Sua avaliação é importante para entregarmos a melhor notícia

Siga-nos

Mais do Guiame

O Guiame utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência acordo com a nossa Politica de privacidade e, ao continuar navegando você concorda com essas condições