Neymar: 'Espero ter sido um exemplo para outros jovens'

Neymar: 'Espero ter sido um exemplo para outros jovens'

Fonte: Atualizado: sábado, 31 de maio de 2014 às 10:16

Houve um tempo em que um jovem jogador, sempre que era questionado sobre seu maior sonho, respondia da segunte maneira: “Ser titular do meu clube e chegar à Seleção Brasileira”. Depois que o futebol se tornou uma máquina que movimenta fortunas inimagináveis, com clubes europeus descendo além do Equador para levar “mercadoria” valiosa e relativamente barata, o discurso mudou: “Meu sonho é jogar na Europa”. Pois Neymar, nesta quinta-feira, subverteu o que parecia ser o rumo natural de sua carreira.

A joia santista disse não para o Chelsea. Recusou um salário de cerca de € 4 milhões (R$ 9 milhões) por ano, mais luvas, para permanecer no Santos. Quer se estabelecer como ídolo santista, conquistar títulos, se firmar na Seleção Brasileira, e só depois, quando estiver mais maduro, se transferir para a Europa. Ele espera que outros garotos promissores sigam seu exemplo.

- Acho que fico marcado positivamente no futebol brasileiro por recusar uma proposta muito boa. Espero ser exemplo para outros jogadores. Que pensem bem e fiquem mais tempo em seus clubes do coração, que façam mais gols aqui, que se desenvolvam. O presidente do Santos, Luis Alvaro de Oliveira Ribeiro, também espera que o Peixe esteja abrindo um novo caminho para clubes brasileiros.

- Estamos construindo uma possibilidade nova. O Santos quer mostrar que as coisas podem ser diferentes. Não aceitamos mais a ideia de país subdesenvolvido, sempre à mercê do poder econômico. O Neymar fica para se consolidar como um ídolo. E mais. A partir de agora, vocês vão ser testemunhas do nascimento de um mito – afirmou o dirigente, empolgado com o desfecho da novela.

Neymar admite que a proposta santista é muito boa. O clube promoverá a imagem do garoto no exterior e estabelecerá premiações por metas estabelecidas. Neymar será treinado para se relacionar com a mídia, sua imagem será trabalhada. Ações de marketing serão tomadas para que o jogador tenha um ganho em seus rendimentos.

Apesar de tudo isso, porém, o que o Peixe oferece em termos de salário não chega perto do que o Chelsea ofereceu. Ainda assim, Neymar resolveu ficar.

- Só dinheiro não nos traz alegria. O que pesou foi a felicidade de continuar no Santos. Conversei muito com meu pai. Foi bastante difícil tomar a decisão. Minha cabeça ficou um trevo. Mas não era o momento de ir.

Por fim, Neymar garante que a decisão não foi baseada no temor de que seu estilo de jogo pudesse não combinar com o futebol inglês.

- Não foi por uma questão de estilo. Quem joga no Brasil, joga em qualquer lugar. Não fui porque achei que não era o momento.

Este conteúdo foi útil para você?

Sua avaliação é importante para entregarmos a melhor notícia

Siga-nos

Mais do Guiame

O Guiame utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência acordo com a nossa Politica de privacidade e, ao continuar navegando você concorda com essas condições