MENU

Nissan Xterra Brazil 2008 encerra edição histórica com festa dos brasileiros

Nissan Xterra Brazil 2008 encerra edição histórica com festa dos brasileiros

Atualizado: Quarta-feira, 18 Junho de 2008 as 12

Nissan Xterra Brazil 2008 encerra edição histórica com festa dos brasileiros

Vitórias inéditas para o Brasil, corrida noturna inusitada e provas de crianças e natação agitaram Angra dos Reis

 

Momentos históricos, ineditismo e muita emoção deram o tom da festa no Nissan XTerra Brazil 2008, etapa nacional do maior circuito mundial de triathlon cross country, o XTerra Global Tour, nos últimos dias 04 e 15 de junho, no Hotel Portobello, em Angra dos Reis, Costa Verde do Rio de Janeiro. Em sua quarta edição, finalmente o evento teve brasileiros no topo do pódio, superando os gringos. E para ninguém botar defeito, o feito aconteceu nas duas categorias, com Alexandre Manzan e Carla Prada, que haviam vencido a etapa regional em 2007, no mesmo local.

Manzan brigou mais uma vez com o argentino Oscar Galindez pela vitória, feito que se repetira em outras edições do Nissan XTerra. Somente entre os marcos de 5 e 6km da corrida, última etapa da prova, o brasileiro conseguiu a liderança. Após quase 40 km de percurso, cruzou a linha de chegada ovacionado, com boa vantagem. Atrás deles chegou o norte-americano Brian Smith, 3º colocado no mundial em 2007, no Havaí, e atual campeão do XTerra Winter World Champ, que veio pela primeira vez para a América do Sul e era o favorito até então.

"Sinto-me muito feliz pela vitória. Nunca me pressiono por resultados, mas foi uma prova de superação, com um astral muito legal da galera. Agora quero voltar para Brasília e descansar, para me preparar para novos desafios no segundo semestre", diz Manzan.

Entre as meninas, Carla Prada comemorou ao lado do marido Bruno Prada, que veleja com Robert Sheidt e estava na Croácia treinando para Pequim-2008. Ela competiu para valer pela primeira vez depois de nove meses se recuperando de uma lesão no joelho. A segunda colocação no feminino ficou com Bárbara Bomfim (Brasília), seguida pela argentina Maria Soledad Omar.

"O visual daqui é nota dez, mas o percurso tinha muitas trilhas, estava bem difícil. Então realmente foi uma surpresa ganhar. Acho que minha vantagem foi estar bem descansada, me poupei nos treinos e nas competições esse ano por causa do ligamento, isso fez a diferença", explicou Carla.

A noite de sábado ainda reservava muitas novidades. Além do triathlon, o  XTerra Trail Run, apresentado pela Fila, marcou o evento, graças à criatividade dos organizadores, que bolaram uma corrida noturna cheia de desafios. Mais de 500 atletas correram 9 km pelas trilhas do Portobello, todos com suas lanternas de cabeça. A prova noturna inovou e agradou, proporcionando uma cena marcante na largada, com inúmeras lâmpadas acesas. A turma de Ilhabela (SP), antiga sede do Nissan XTerra, fez a festa, com as vitórias de Evaldo de Jesus Souza no masculino e o bronze de Damiana Coimbra Reges no feminino.

Também no sábado, mais de 200 nadadores participaram do  XTerra Swim Challange, apresentado pela Speedo. Filipe dos Santos Pereira venceu no masculino e Fernanda Stiebler no feminino. Eles receberam medalhas das mãos da nadadora Mariana Brochado.

No domingo, o XTerra Kids, apresentado pela Maçã Turma da Mônica, encerrou o evento, com muitas emoções de pais e pequenos atletas na disputa de um mini triathlon para crianças de 6 a 12 anos. Valeu a tradição no esporte, com filhos dos profissionais Oscar Galinez, Eduardo Gonzalez e Alexandre Ribeiro, além do chef francês Olivier Cozan, que sempre compete com a família, chegando nas primeiras colocações.

Sofia Galindez venceu a categoria de 6 a 8 anos, enquanto seu irmão Thomas ficou em segundo na de 11 e 12 anos. Pierre Cozan venceu com folga entre os meninos de 9 e 10 anos, já seu irmão Louis ficou em terceiro na mesma prova. Kaipo e Kaillani Ribeiro ficaram em sexto e sétimo nas suas categorias.

veja também